Como vencer a abstinência das drogas?

27/08/2021

Como vencer a abstinência das drogas?

Crises de abstinência de drogas não são fáceis de enfrentar, mas com muita força de vontade e atendimento especializado o dependente pode sair vencedor. A abstinência provoca reações imprevisíveis e perigosas que podem levar à morte, especialmente na primeira semana após o término do tratamento.

Para vencer a Síndrome de abstinência, é preciso contar com o apoio psicológico de pais, amigos e familiares, além do apoio profissional, como de médicos psiquiatras, os quais podem administrar medicação com o objetivo de reduzir os efeitos da crise no organismo.

Quer saber mais sobre como vencer as crises? Veja algumas dicas abaixo:

Busque atendimento especializado

Você está doente, então necessita de tratamento indicado por especialistas. Na fase de abstinência, é muito difícil, além de perigoso, tentar se afastar do vício sozinho.

Então, no mundo dos vícios é a mesma coisa, em especial quando você está em abstinência.

Neste momento, o perigo da recaída se torna mais intenso, logo o ideal é ir em busca de uma clínica especializada em recuperação de dependentes.

Sem sombra de dúvidas esse é o melhor e mais indicado local para que você consiga superar e vencer a abstinência das drogas.

Afinal, uma clínica especializada em recuperação de dependentes é melhor local para estar durante uma crise.

 

Mantenha-se ocupado com atividades que gosta

Faça uma lista de pequenas tarefas para o dia-a-dia, criando uma rotina saudável. Manter-se ocupado espanta o nervosismo, a ansiedade, pois sua energia está sendo gasta em tarefas diferenciadas e saudáveis.

Nesse caso, por exemplo, o trabalho é interessante, pois ele ajuda a manter o indivíduo consciente sobre as suas capacidades mentais, cognitivas e físicas.

Encontre um passatempo que lhe dê prazer

Passatempo tem que ser fonte de motivação, energia e alegria, pois para enfrentar experiências negativas, nada melhor que fazer algo que lhe dê prazer. Pode ser escrever, pintar, assistir séries na TV, ler, ou mesmo aprender um idioma. Se puder, tenha atividades em grupo, como teatro, aulas de canto, futebol, caminhadas.

Dê prioridade a uma alimentação saudável

Um dos pontos indispensáveis para promover a desintoxicação e aumentar a defesa do organismo é adotar uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais, e tomar água em abundância.

Inclusive, é exatamente por isso que em boa parte das clínicas de reabilitação se tem profissionais especializados em nutrição.

Entretanto, mesmo que o tratamento não aconteça em via de internação, é sempre fundamental pensar nesse aspecto, pois o viciado tende a ter alguns problemas nutricionais.

Por conta disso, cada refeição deve conter os principais grupos alimentares, além de minerais, vitaminas e aminoácidos.

 

Pratique exercícios físicos e exercite a mente

Esse tipo de atividade libera substâncias que dão a sensação de prazer e de bem-estar, dentre elas a endorfina e a serotonina, neurotransmissores que se reproduzem enquanto você faz exercícios.

Atividades físicas e yoga ou meditação, por exemplo, são exercícios interessantes e que mantêm o corpo e a mente ativos.

O motivo é simples: vários estudos mostram que os exercícios contribuem para a liberação de hormônios importantes na corrente sanguínea.

Então, eles são capazes de fazer com que o paciente se sinta bem e feliz, o que garante a manutenção da saúde.

Faça caminhadas

Com as caminhadas você entrará em contato direto com a natureza, fará novas amizades, verá gente diferente e poderá conversar sobre assuntos que o façam crescer e desviem seu pensamento das drogas. Além do que, a caminhada trará benefícios para o seu corpo, como melhorias no funcionamento, metabolismo e disposição.

Leia muito

Além de ser prazeroso, o hábito de ler traz conhecimentos que permitirão a você conectar-se com diferentes realidades. É um momento em que você extravasa suas necessidades, expectativas e emoções.

Envolva a família no tratamento

Ainda que o vício em drogas seja um dos pontos que mais causam conflitos nas famílias no dia de hoje, a família precisa se envolver no tratamento.

Isso porque, as pessoas próximas conhecem o paciente como ninguém e assim se tornam capazes de diminuir o seu sofrimento.

Com esse contato e suporte da família no tratamento, vencer a abstinência das drogas se torna uma tarefa muito mais simples e fácil.

Faça terapias em grupos e individuais

O processo de reabilitação, em especial para vencer a abstinência de drogas, exige um verdadeiro comprometimento com terapias em grupo e individuais. Isso porque, elas têm o objetivo de recuperar a saúde mental dos dependentes químicos.

Isso porque, se encontrar bem com as suas faculdades mentais é de papel crucial quando se tem momentos de abstinência, visto que o psicológico é um fator que realmente conta bastante.

Siga o tratamento recomendado pelos profissionais

Existem medicamentos que podem ser recomendados para controlar os sintomas físicos, podendo ser eles:

  • Remédios substitutivos – que simulam o mesmo efeito das drogas no sistema nervoso como uma forma de substituir o entorpecente;
  • Remédios aversivos – que causam mal-estar ao dependente quando o mesmo tenta fazer a utilização da substância a qual ele é viciado.

No entanto, como era de se imaginar, esses medicamentos não possuem a utilização livre, ou seja, não é possível ingeri-lo sem recomendação.

Assim sendo, ter o cuidado e acompanhamento de um profissional é importante demais nessa jornada.

Contudo, não somente isso, o paciente deve também seguir todo o tratamento recomendado, durante todas as fases indicadas pelos especialistas.

Conclusão

Estas são algumas das medidas simples que você pode adotar para vencer a abstinência das drogas, pois elas são eficientes e surtem efeitos no tratamento do paciente. 

Inclusive, nesse momento, a busca pela clínica de reabilitação se torna ainda mais crucial.

Todas essas atividades e muito mais podem ser propiciadas, em um primeiro momento, por uma Clínica de Recuperação. O tratamento tem muito mais chances de sucesso se, nas etapas iniciais, você puder contar com atendimento médico especializado.

E o Busca Clínicas de Recuperação pode ajudar nessa tarefa. Através dele, a busca por uma clínica fica mais fácil a partir do uso de filtros e da possibilidade de ter acesso ao depoimento de pessoas que conhecem as clínicas. Acesse agora mesmo o site.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.