Como faço uma denúncia anônima de tráfico de drogas?

17/02/2022

Como faço uma denúncia anônima de tráfico de drogas?

Muitas vezes nos deparamos com crimes que devem ser denunciados, mas muitas pessoas têm medo de se expor, prezando pela própria segurança.

 

Por isso surge a dúvida: como fazer uma denuncia anônima?

A denúncia anônima é uma ferramenta que além de combater a violência e também o tráfico de drogas, e ajuda a polícia a fazer seu trabalho.

Ao fazê-la a pessoa é resguardada e sua identidade permanece em total sigilo.

Denunciar um crime é dever do cidadão, e também é um dever das autoridades, sejam elas municipais, estaduais ou federais punir os responsáveis por crimes cometidos.

Assim o cidadão ajuda as autoridades a identificarem onde os crimes estão sendo cometidos para que eles possam ir até o local e cumprir com o seu dever.

Delitos e irregularidades acontecem não só nas ruas, mas em todo lugar.

No caso de autoridades que infringirem a lei ou não cumprirem com seus deveres, a denúncia pode ser encaminhada direto ao Ministério Público, que ficará responsável pela apuração.

Ainda mais nesses casos, o cidadão fica com mais medo de fazer uma denúncia. Por isso a ferramenta da denúncia anônima é importante, para que a pessoa não se sinta ameaçada e também por não querer criar uma situação desconfortável.

Para fazer uma denúncia direto ao Ministério Público do seu estado é necessário contatar a ouvidoria, ou contratar um advogado que irá lhe orientar de todo o processo.

O Ministério Público nesses casos, encaminhará as informações à Promotoria da área que vai providenciar o que for necessário. Porém, ao fazer esse tipo de denúncia, o Ministério Público deixa claro que:

“O anonimato do denunciante prejudica a investigação dos fatos pelo Ministério Público. Caso possa se identificar mas queira ter certeza que sua identidade não será conhecida, é possível solicitar o sigilo de seus dados de identificação pessoal. A lei não assegura sigilo absoluto ao denunciante.”

Por isso é importante ter cuidado, pois dependendo do tipo de denúncia que for feita, pode haver quebra do anonimato.

No caso de fazer uma denuncia anônima na polícia, a pessoa deve ligar para o disque denúncia, através do número 181.

O SPCV e a Secretaria de Segurança Pública garantem 100% de anonimato aos denunciantes. A denúncia também pode ser feita de forma online, através da webdenuncia, e o serviço fica disponível por 24 horas.

O tráfico de drogas está entre os crimes que podem ser denunciados por esse canal.

Quem vai investigar essas denúncias são os policiais civis, que vão investigar o caso e tomar as providências necessárias.

O prazo para averiguação das denúncias é de até 90 dias e a pessoa que denunciou pode acompanhar a situação da mesma através do número de protocolo que é fornecido no ato da denúncia.

Mesmo com tantas ferramentas, muitas pessoas deixam de delatar crimes por achar que criminosos ficam sempre impunes.

Isso não é verdade, e é importante que a pessoa não deixe de fazer o bem para outras pessoas que precisam de ajuda.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.