Como é a experiência com o abuso de drogas?

07/05/2021

Como é a experiência com o abuso de drogas?

O abuso de drogas é definido como o uso excessivo de substâncias químicas. Essa prática pode ter um grave impacto sobre a mente, a saúde física e o bem-estar social do indivíduo.

Apesar de saber disso, a pessoa continua porque o uso lhe garante bem-estar, de alívio das dores físicas e emocionais, sensação de poder e de total controle, entre outras, ainda que tudo isso seja passageiro.

Essa prática pode levar a sérios problemas de saúde e à dependência química grave, fazendo com que o usuário precise de tratamento especializado para se livrar do vício.

Quer entender mais sobre o uso de drogas? Continue a ler este post!

 

Que fatores levam ao abuso de drogas?

Existem diversos fatores que podem levar alguém a usar drogas excessivamente. Entre os principais estão:

 

  • curiosidade
  • desejo de experimentar coisas novas
  • influência de pessoas próximas
  • pressão de um grupo
  • vontade de se sentir incluído
  • fuga das dores emocionais e/ou físicas
  • busca por aliviar o estresse em casa ou no trabalho
  • entre outros motivos.

 

Por achar a experiência agradável, o usuário tende a repeti-la em busca da mesma sensação que teve anteriormente, porém a vontade se torna cada vez mais difícil de saciar, fazendo com que o indivíduo precise consumir quantidades cada vez maiores da droga, o que consequentemente leva à dependência química.

 

A experiência do abuso de drogas

Como dissemos antes, a experiência é sempre positiva, com o agravante de durar pouco e requerer sempre uma quantidade maior da substância para se sentir bem novamente.

Nesta etapa do uso, a maioria das pessoas não percebe que está caminhando rumo à dependência química até que seja tarde demais para retornar.

É perfeitamente compreensível buscar nas drogas uma válvula de escape diante das adversidades da vida, que são muitas, mas o problema é que, com o passar do tempo, essa atitude vai se tornando cada vez mais frequente e se constituindo em um caminho sem volta.

Geralmente o usuário é alertado por pessoas próximas em relação a sua mudança de comportamento, mas opta por não dar ouvidos.

 

O abuso de drogas leva o indivíduo a desenvolver diversos problemas de saúde físicos e/ou mentais que podem, inclusive, colocar em risco a sua própria vida. É fundamental procurar o auxílio de profissionais e de uma clínica especializada. Acesse o Busca Clínicas de Recuperação e encontre uma clínica adequada às suas necessidades!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.