Como ajudar uma pessoa viciada em cocaína?

19/08/2021

Como ajudar uma pessoa viciada em cocaína?

Existem muitos tipos de drogas, mas poucos possuem o potencial de vício que a cocaína tem. Ela pode mudar significativamente o comportamento de seus dependentes, causando ansiedade, agressividade, depressão, entre outros problemas interpessoais e sociais.

Alguns dependentes desta substância podem até fugir de casa, assim como começarem a roubar para manter o vício, pois esta é tida como uma droga cara. Quanto mais a família espera para tomar alguma atitude, pior a situação fica.

É muito comum que os entes queridos tentem lidar com a doença por conta própria, prendendo a pessoa em casa e tomando outras ações que, apesar de serem bem intencionadas, acabam sendo ainda mais prejudiciais ao dependente, podendo causar, inclusive, a sua morte.

A melhor maneira de realmente ajudar quem está sofrendo com a dependência por cocaína (ou de qualquer outra droga) é levar este indivíduo a uma clínica de recuperação. Só assim o seu parente terá acesso ao melhor tratamento, feito por profissionais que realmente entendem do assunto.

Quer entender como funciona o tratamento de uma pessoa dependente de cocaína? Continue lendo este post.

Por que as clínicas de recuperação são as melhores opções?

É verdade que o apoio da família e dos amigos é essencial para qualquer recuperação. No entanto, isso não é o suficiente. O dependente químico precisa de suporte profissional e de uma estrutura própria para tratar corretamente a doença.

Apenas as clínicas de recuperação possuem uma equipe com conhecimento técnico capaz de ajudar uma pessoa viciada em cocaína a abandona a dependência e retomar a vida da melhor forma possível. Por que isso acontece? Veja abaixo os motivos pelos quais buscar clínicas de recuperação deve ser a sua principal opção: 

Profissionais disponíveis

As clínicas contam com diversos profissionais disponíveis, como:

  • Psiquiatras;
  • Terapeutas;
  • Nutricionistas.

Portanto, tudo isso contribui para a recuperação adequada e o bem-estar do paciente.

Estrutura diferenciada

Para que o paciente se sinta confortável e seguro, as clinicas de recuperação contam com uma estrutura adequada, personalizada e diferenciada.

Inclusive, tudo é montado pensado não apenas no tratamento, mas também no lazer do individuo durante a sua estadia.

Tipos de internação

Além de existirem os três principais tipos de internação:

  • Compulsória;
  • Voluntária;
  • Involuntária.

As clínicas também são estruturadas para ofertar outros tipos de internação, como aquelas em que o cliente passa apenas um período e outros que ele se interna por uma estadia longa.

Desintoxicação e terapia

Muitas pessoas acreditam que o objetivo e foco principal é a desintoxicação, mas ela é somente uma parte do processo, sendo fundamental o atendimento terapêutico para que o paciente evite recaídas depois da retomada da sua vida para sociedade.

Tratamento considerando o seu perfil 

As drogas agem de modo diferente no organismo de mulheres e homens. Existem locais focados somente no tratamento feminino, outros apenas masculinos e ainda há os mistos.

Sem contar que existem locais em que o tratamento é mais especializado ainda, voltado somente para jovens ou idosos, por exemplo.

Ora, um tratamento que tenha foco no perfil do paciente possui grandes chances de sucesso.

Como é o tratamento?

A primeira fase do tratamento é a desintoxicação. Nela, a pessoa, que estava acostumada a usar drogas com frequência, é privada do consumo da substância, o que lhe causa sérias crises de abstinência.

Nesses momentos, o paciente pode ficar agressivo e realmente passar muito mal. Em alguns casos, sérias crises podem, inclusive, levar à morte. Daí a importância de poder contar com profissionais especializados, que monitoram o paciente todo o tempo e, se preciso, administram medicação com o objetivo de reduzir o efeito dessas crises.

Com o passar do tempo, as crises de abstinência diminuem em intensidade e recorrência. Nesse momento, o paciente tem acesso a uma nova programação que inclui atividades recreativas, prática regular de esportes e terapias individuais e/ou em grupo.

É nesses encontros com psicólogos e terapeutas que o paciente é levado a refletir sobre sua trajetória: o que lhe fez buscar as drogas? O que o consumo destas substâncias causou a ele e aos seus entes queridos? Ele quer continuar assim?

Refletir sobre estas questões é fundamental para o autoconhecimento da pessoa e para que ela construa um sólido plano de retomada da sua vida, reescrevendo uma nova história a partir do momento em que deixar a clínica.

Como buscar clínicas de recuperação?

Por existirem tantas opções de clínicas de recuperação, é muito importante procurar pelas melhores disponíveis. Dessa forma, o melhor jeito de encontrar a clínica ideal é acessar o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação no site Busca Clínicas de Recuperação.

Os mecanismos de busca são simples e práticos, as categorias são claras e você consegue achar o local ideal sem gastar muito tempo. Se está em dúvida sobre vários locais, temos algumas dicas para você! 

Pesquise se as clínicas que escolheu estão com a documentação regular

Elas têm alvará para funcionar? Inscrição municipal? CNPJ? Para ser séria, uma instituição precisa estar com seus documentos em dia.

Vá em busca de opiniões

No Busca Clínicas de Recuperação, você pode ter acesso a opiniões de pessoas que já usaram os serviços oferecidos pela clínica. Não deixe de ampliar a sua pesquisa, buscando não apenas através da internet, mas também por meio de amigos ou conhecidos obter avaliações sobre o espaço.

Inclusive, é interessante ir em busca da atual situação do estado atual de pacientes que já se tratam na clínica de reabilitação. Como era de se imaginar, você deve optar por estabelecimentos com excelentes referências e que tenha sido recomendado pelo Busca Clínicas de Recuperação, visto que se trata de um site de referência no assunto.

Se informe da duração do tratamento e a rotina do paciente

É fundamental que você tenha atenção ao plano determinado para o dependente químico. Logo, vá em busca de informações sobre como será a rotina do paciente durante a fase de reabilitação, bem como a previsão para a finalização de cada um dos processos.

É óbvio que o sucesso depende da reação do paciente, assim tenha em mente que o andamento do tratamento pode demorar e é necessário estar pronto para isso.

Questione sobre os medicamentos e técnicas usadas

A reabilitação do dependente químico exige um processo de desintoxicação importante demais. Nesses casos, não é aconselhado a interrupção brusca da substância química por conta das crises de abstinência e efeitos colaterais.

Pelo contrário, o recomendado é que o paciente utilize medicamentos em doses cada vez mais menores até que a desintoxicação se faça totalmente co

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.