Reinserção do dependente químico no mercado de trabalho

22/07/2020

Reinserção do dependente químico no mercado de trabalho

Uma das etapas mais complexas no tratamento da dependência química é o momento no qual o indivíduo deve sair da Clínica de Recuperação e retomar integralmente a sua vida em sociedade.

Além da batalha que ele enfrentará contra o vício, é preciso também reconstruir as suas relações familiares e cuidar da vida profissional. Nesse sentido, um dos primeiros passos é procurar um emprego, o que não é tarefa fácil para a maioria das pessoas, ainda mais para os que estão tentando se reinserir socialmente.

Neste artigo, vamos lidar com as principais questões que envolvem esse processo.

Como lidar com os desafios?

Há um estigma social em relação aos profissionais que já foram usuários de substâncias químicas, principalmente se a experiência de trabalho anterior ao tratamento não tiver acabado bem. É muito importante que a pessoa tenha isso em mente ao iniciar a sua jornada de recolocação no mercado de trabalho e seja perseverante.

Uma dica para os processos seletivos é mostrar o seu comprometimento com a reabilitação, procurando cursos e formações que melhorem o seu currículo. Todos os dias, separe um momento para procurar vagas e estudar. Outra dica é pensar antecipadamente nas respostas às perguntas de entrevistas, o que ajudará muito na hora de respondê-las.

Você também pode se candidatar para trabalhos voluntários. É uma maneira de agregar algo às suas experiências e de conseguir cartas de recomendação para eventuais vagas.

Como amigos e família podem ajudar?

Familiares e amigos podem oferecer apoio emocional necessário para que o dependente enfrente essa batalha. Estar aberto para escutar as queixas e dar forças para ele não desistir de seu objetivo são fundamentais.

O círculo de apoio é essencial para evitar que o indivíduo tenha uma recaída e volte a encontrar nas drogas uma maneira de aliviar sua tristeza. A dependência química é considerada uma doença crônica, o que faz com que ela não tenha cura e por isso manter-se sempre vigilante é fundamental.

Se você for alguém que tem a oportunidade de oferecer emprego para um ex-usuário de substâncias químicas ou se é responsável por avaliar um candidato com esse perfil em um processo seletivo, permita-se dar a esta pessoa uma segunda chance. Essa é uma forma de ter um funcionário com autodisciplina e interessado no trabalho, o que também contribui para que o tratamento seja efetivo.

A fim de ajudá-lo a entender mais sobre o assunto, leia outros artigos no blog do Busca Clínica de Recuperação.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.