Novo coronavírus e seu perigo para os dependentes químicos

27/03/2020

Novo coronavírus e seu perigo para os dependentes químicos

Há alguns dias, você tem ouvido falar sobre o novo coronavírus e do quanto ele tem se mostrado perigoso para a população não apenas do Brasil, mas do mundo. Se ele tem sido um risco para pessoas saudáveis, pode ser ainda pior no caso dos dependentes químicos. Quer saber o porquê? Então continue lendo este post!

 

O que é o coronavírus?

É uma família de vírus que causa infecções respiratórias as quais em geral são leves ou moderadas, muito semelhantes a um resfriado comum. Em algumas situações, esses vírus podem causar doenças mais sérias, principalmente nas pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos com diabetes ou hipertensão, por exemplo.

 

Qual é a diferença entre coronavírus e COVID 19?

COVID 19 é o nome dado à doença causada pelo coronavírus. Para ela, ainda não existe vacina ou medicamentos específicos. Daí a importância da prevenção e dos cuidados para evitar o contágio.

 

Por que a COVID 19 pode ser facilmente adquirida por dependentes químicos?

Porque o contágio é simples. Basta um espirro ou tosse para que gotículas de saliva saiam e se alojem em alguma superfície, como vidro ou tecido. Depois, se o indivíduo sem a doença toca em uma superfície onde o vírus esteja alojado e leva as mãos à boca, nariz ou olhos, as chances de transmissão se elevam.

Se a pessoa contaminada tocar em outra saudável, também crescem as chances de contágio, conforme divulga o Ministério da Saúde.

Sabemos que aqueles possuem dependência química geralmente não apresentam grandes preocupações com a higiene: compartilham cigarros, seringas e outros recipientes muitas vezes com quem mal conhecem, o que facilita as chances de adquirem a doença.

 

Por que dependentes químicos podem estar no grupo de risco?

Porque infelizmente o uso contínuo de drogas pode causar diversos problemas de saúde no indivíduo. Entre os mais comuns estão as cardiopatias, ou seja, os problemas no coração.

Muitas vezes, a pessoa sequer sabe que adquiriu sérias doenças. Ela só tomará conhecimento quando for internada para tratar a dependência, ocasião é que é avaliada por uma equipe multiprofissional ou quando adoece seriamente e é levada a um hospital.

Cardiopatas, independentemente da idade, fazem parte do grupo de risco. Isso significa que, se adquirem a COVID 19, possuem mais chances de ter seu quadro de saúde agravado pelo problema.

O mesmo se dá com outras doenças crônicas que a pessoa já tenha e que, principalmente se não estiverem controladas, podem colaborar para uma piora no estado geral do paciente.

 

É muito importante estar atento aos riscos da COVID 19 para todos, em especial para os dependentes químicos, os quais, muitas vezes, ignoram a existência de doenças crônicas sérias adquiridas a partir do uso das drogas.

O Busca Clínicas de Recuperação pode ajudar! Se está procurando um local onde possa ser tratado da dependência, lá você encontrará diversas opções que poderá filtrar por local, valores e muitos outros critérios. Não deixe de conhecer!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.