Dependentes químicos e reinserção social

29/09/2021

Dependentes químicos e reinserção social

O processo de reinserção social de um dependente químico requer a transposição de uma série de barreiras, entre elas o preconceito.

A volta ao mercado de trabalho, o retorno ao ambiente acadêmico e a tentativa de reatar os laços com a família e os amigos são etapas pelas quais a maioria dos indivíduos precisará passar.

Neste artigo, falaremos sobre a importância da reinserção social do dependente químico, além de enfatizar o papel da família nessa etapa. Acompanhe!

 

A reinserção social: o que é?

O prefixo -re, de origem latina, na palavra “reinserção”, indica repetição, ou seja, inserir-se de novo, tendo uma nova oportunidade de viver em sociedade.

Isso acontece porque, antes do vício, a pessoa tinha família, amigos, emprego e transitava em diversos círculos (escola/universidade, grupo religioso, vizinhos, etc.), mas, uma vez que a dependência se instalou, o indivíduo passou a se afastar de todos e a se aproximar daqueles com que tinha algo em comum: o vício.

Assim, uma vez que ele passou pelo tratamento e conseguiu compreender as razões que o levaram a consumir drogas, ele entendeu a necessidade de construir novos laços e reatar alguns antigos, o que não é fácil.

Assim, reinserir-se socialmente é refazer o percurso de construir novas amizades ao mesmo tempo em que é preciso retomar a vida, voltando para o trabalho ou procurando um novo emprego, regressando para a escola ou universidade e redescobrindo a vida em sociedade.

 

A importância da família nesse processo

A família é um dos pilares fundamentais para a recuperação do dependente químico e sua reinserção social.

Não podemos negar o fato de que ela também sofre com os efeitos da dependência química, sendo muito comum que precise ser apoiada durante o tratamento também, razão pela qual escolher uma clínica que atente para esta questão é extremamente importante.

Uma família com pessoas bem preparadas mentalmente e que se relacionem de forma saudável tem grandes possibilidades de reintegrar um paciente com êxito, acolhendo-o nos momentos em que sentir insegurança ou apresentar dificuldades diversas, comuns ao processo de reinserção.

Isso não significa que os entes queridos também não precisem lidar com seus próprios medos e fantasmas, razão pela qual existem grupos de apoio específicos para familiares de dependentes químicos. Conversar com outras pessoas que passaram ou passam pelas mesmas situações faz com que todos os envolvidos se apoiem mutuamente.

 

A dependência química é uma doença que afeta muitas famílias. Assim que ela for detectada, é necessário buscar tratamento o quanto antes. O Busca Clínicas de Recuperação é um site que possui inúmeras clínicas cadastradas e pode ajudar você a encontrar um local sob medida para as suas necessidades. Visite a página agora mesmo!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.