Dependente químico manipulador: como ajudar e procurar ajuda profissional?

22/04/2021

Dependente químico manipulador: como ajudar e procurar ajuda profissional?

Um dos significados atribuídos ao verbo manipular é pressionar ou influenciar alguém a agir ou pensar de determinada forma por interesse próprio.

É exatamente isso o que um dependente químico manipulador faz: distorce a realidade, induzindo os familiares a tomarem atitudes que favoreçam a manutenção do vício.

Os dependentes químicos manipuladores sempre têm um objetivo que geralmente está ligado a saciar o desejo de consumir cada vez mais a droga. É duro ter que lidar com isso, mas é importante que a família tenha em mente que a manipulação nada tem a ver com o caráter da pessoa, sendo um sintoma que todo usuário de droga ilícita apresenta.

Quer saber como lidar com este problema? Continue lendo este post!

 

Como se dá a manipulação que o dependente químico faz?

Uma das formas como geralmente se dá essa manipulação é o aproveitamento por parte do dependente químico da fragilidade emocional de alguém próximo, com o objetivo de conseguir o que quer.

O usuário faz isso despertando o sentimento de culpa, a obrigação ou distorcendo fatos e situações para conseguir alcançar o objetivo que é manter o vício. Geralmente, a pessoa que sofreu esse ato de manipulação tende a sofrer com sentimentos de contrariedade, culpa, entre outros.

 

Como se precaver para não ser manipulado?

O primeiro passo para não cair em manipulações é reconhecer que a pessoa é dependente química. Após isso, é importante entender que esse comportamento ocorre devido à doença e que é necessário procurar atendimento especializado.

Na esfera dos relacionamentos, é fundamental compreender que a manipulação precisa ser combatida, não tolerada. O dependente químico passa a ver todos os membros da família como instrumentos para alcançar um objetivo. É importante estar sempre atento.

Em caso de dúvida, o ideal a se fazer é partir do princípio de que histórias comoventes, arrependimentos superficiais e busca inesperada por auxílio no combate ao vício fazem parte da manipulação feita pelo usuário de drogas.

 

Como quebrar a argumentação do dependente químico manipulador?

Algumas ações são importantes para quebrar a argumentação do dependente químico manipulador e impedir que ela consiga semear sentimentos desnecessários em você:

 

  • Evite se sentir culpado (a): não deixe que as manipulações da pessoa façam você se sentir culpado, seja através de palavras, críticas ou atitudes.
  • Não ceda a ameaças: em muitos casos, o dependente recorre às ameaças para persuadir os familiares. É fundamental se manter firme diante disso, recorrendo à equipe de tratamento para lidar com a situação da melhor forma possível.
  • Fuja da codependência: ao deixar de alimentar o sentimento de culpa e as brigas com o dependente químico, você está se livrando da codependência. É preciso aprender a se afastar e a dizer “não”.

 

Você lida com constantes manipulações de um dependente químico que faz parte da sua família? Precisa da ajuda de clínicas e profissionais especializados? No Busca Clínicas de Recuperação, é possível encontrar locais onde você encontrará o apoio de que necessita! Acesse agora mesmo!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.