Dependente Químico

Dependente químico manipulador: como ajudar e procurar ajuda profissional?

22 de abril de 2021
Compartilhe:
Dependente químico manipulador: como ajudar e procurar ajuda profissional?

Um dos significados atribuídos ao verbo manipular é pressionar ou influenciar alguém a agir ou pensar de determinada forma por interesse próprio.

É exatamente isso o que um dependente químico manipulador faz: distorce a realidade, induzindo os familiares a tomarem atitudes que favoreçam a manutenção do vício.

Os dependentes químicos manipuladores sempre têm um objetivo que geralmente está ligado a saciar o desejo de consumir cada vez mais a droga. É duro ter que lidar com isso, mas é importante que a família tenha em mente que a manipulação nada tem a ver com o caráter da pessoa, sendo um sintoma que todo usuário de droga ilícita apresenta.

Quer saber como lidar com este problema? Continue lendo este post!

 

Como se dá a manipulação que o dependente químico faz?

Uma das formas como geralmente se dá essa manipulação é o aproveitamento por parte do dependente químico da fragilidade emocional de alguém próximo, com o objetivo de conseguir o que quer.

O usuário faz isso despertando o sentimento de culpa, a obrigação ou distorcendo fatos e situações para conseguir alcançar o objetivo que é manter o vício. Geralmente, a pessoa que sofreu esse ato de manipulação tende a sofrer com sentimentos de contrariedade, culpa, entre outros.

 

Como se precaver para não ser manipulado?

O primeiro passo para não cair em manipulações é reconhecer que a pessoa é dependente química. Após isso, é importante entender que esse comportamento ocorre devido à doença e que é necessário procurar atendimento especializado.

Na esfera dos relacionamentos, é fundamental compreender que a manipulação precisa ser combatida, não tolerada. O dependente químico passa a ver todos os membros da família como instrumentos para alcançar um objetivo. É importante estar sempre atento.

Em caso de dúvida, o ideal a se fazer é partir do princípio de que histórias comoventes, arrependimentos superficiais e busca inesperada por auxílio no combate ao vício fazem parte da manipulação feita pelo usuário de drogas.

 

Como quebrar a argumentação do dependente químico manipulador?

Algumas ações são importantes para quebrar a argumentação do dependente químico manipulador e impedir que ela consiga semear sentimentos desnecessários em você:

 

  • Evite se sentir culpado (a): não deixe que as manipulações da pessoa façam você se sentir culpado, seja através de palavras, críticas ou atitudes.
  • Não ceda a ameaças: em muitos casos, o dependente recorre às ameaças para persuadir os familiares. É fundamental se manter firme diante disso, recorrendo à equipe de tratamento para lidar com a situação da melhor forma possível.
  • Fuja da codependência: ao deixar de alimentar o sentimento de culpa e as brigas com o dependente químico, você está se livrando da codependência. É preciso aprender a se afastar e a dizer “não”.

 

Você lida com constantes manipulações de um dependente químico que faz parte da sua família? Precisa da ajuda de clínicas e profissionais especializados? No Busca Clínicas de Recuperação, é possível encontrar locais onde você encontrará o apoio de que necessita! Acesse agora mesmo!

Blog

Você teria coragem de dizer que usou alguma droga ilícita?

Você teria coragem de dizer que usou alguma droga ilícita?

Confessar o uso de drogas é bastante difícil para o usuário, assim como reconhecer o vício

Como é a experiência com o abuso de drogas?

Como é a experiência com o abuso de drogas?

O abuso de drogas é definido como o uso excessivo de substâncias químicas. Essa prática pode ter um grave impacto sobre a mente, a saúde física e o bem-estar social do indivíduo

O vício em drogas é hereditário?

O vício em drogas é hereditário?

É muito comum que, diante de uma gravidez, as pessoas se preocupem com predisposições genéticas diversas, heranças que os pais podem passar aos filhos

Como fazer uma pessoa parar de beber pinga?

Como fazer uma pessoa parar de beber pinga?

O alcoolismo é uma doença que atinge uma parcela significativa da população