Como lidar com dependentes químicos?

05/07/2018

Como lidar com dependentes químicos?

O número de pessoas com dependência química tem aumentado ano após ano. Para ajudar a combater este problema é que existem as clínicas de recuperação. Nestes locais, é fundamental saber como lidar com quem chega em busca de tratamento.

Este é um problema bem complexo, uma vez que as pessoas se tornam dependentes por variados motivos. É comum que quem esteja em volta, como os familiares, tenham  um comportamento equivocado ao lidar com este público, agravando ainda mais a situação.

Se você pretende ajudar um dependente químico, mostraremos alguns comportamentos que podem ser seguidos para melhor lidar com ele.

Há uma atitude específica?

Adotar alguns comportamentos pode ser determinante para fazer com que dependente químico procure um tratamento. Veja a seguir algumas atitudes que podem ser tomadas a fim de tentar ajudá-los:

Apoie – um comportamento totalmente oposto a esse ocorre bastante com os dependentes químicos. As pessoas tendem a julgá-los com o propósito de rebaixá-los ou entender a dependência como “falta de vergonha na cara” e não como uma doença que requeira tratamento.

Faça o contrário. Apoie seu amigo ou ente querido. Ao invés de criticar, procure escutar mais o que ele tem a dizer. Isso pode ser muito útil para descobrir as causas do problema e até para ajudá-lo a mudar de ideia.

Demonstre preocupação – em 39% dos casos de dependência química, o paciente alega que ninguém se preocupa com a sua pessoa e sua saúde.

Se você é um parente ou um amigo próximo desse dependente, demonstre preocupação. Dizer que gosta da pessoa e não quer vê-la usando drogas é um bom começo.

Primeiro pergunte se o dependente gostaria de conversar sobre o assunto com você. Depois, demonstre que se importa com ele e ouça-o. Muitas vezes, a pessoa não pode ou não consegue falar com ninguém sobre o assunto.

Como fazer um dependente químico procurar ajuda?

Se você conseguir abrir um canal de diálogo com o dependente, ficará mais fácil conversar sobre a possibilidade de um tratamento para abandonar esse mundo perverso.

De início, respeite todas as decisões que ele tomar, ainda que se trate de uma negativa quanto a ajuda. É muito comum que ele ache que conseguirá deixar de usar drogas sozinho.

Nessas horas, não hesite em demonstrar companheirismo e oferecer apoio emocional, pois podem estas são as atitudes ideais para reforçar os laços e gerar a confiança necessária quando ele buscar ajuda.

 Você percebe como as suas atitudes podem ser determinantes na vida de um dependente químico? Por isso, procure sempre ajudar essas pessoas ao invés de humilhá-las por causa dessa dependência.

Lembre-se de que você está lidando com uma doença e que, na maior parte dos casos, a internação é importante na etapa inicial do tratamento. Acesse o Guia para localizar as melhores clínicas de recuperação perto de você!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.