Sinais de recaída dependência química

25/07/2019

Sinais de recaída dependência química

Ninguém gosta de pensar na possibilidade de que seu ente querido esteja vivendo uma recaída da dependência química. Afinal, isso quer dizer que algo esteja errado com o tratamento.

Porém, quanto mais cedo for identificada uma recaída, mais fácil será corrigir os procedimentos feitos e recuperar o indivíduo. Pensando nisso, o  Guia Especializado em Clínicas de Recuperação traz os principais sintomas para que você fique atento ao menor risco de uma recaída.

Os 3 principais sinais de uma recaída

1º Sinal: Falta de comprometimento com o tratamento

Para se livrar de um vício, não basta que a pessoa diga a si mesma que não irá mais usar álcool ou drogas psicoativas, mas que ela também passe por procedimentos que a ajudem a entender os mecanismos do vício.

Recomenda-se que ela faça terapia, passe por análises clínicas, se necessário, use remédios que ajudem a controlar os sintomas de ansiedade e depressão, faça exercícios físicos como esportes, yoga, meditação, dentre outros.

Se de repente ela passar a inventar desculpas para não ir às aulas e consultas ou até mesmo mentir dizendo que está frequentando a reabilitação sem de fato aparecer, há um alerta vermelho de que ela esteja próxima a uma recaída.

No Guia Especializado em Clínicas de Recuperação é possível encontrar clínicas de recuperação de qualidade e com excelente custo benefício para ajudá-lo a se afastar destes problemas.

2º Sinal: O retorno de doenças psicossomáticas

A dependência química não acontece do nada: ela tem suas bases em situações como:

  • Problemas financeiros;
  • Problemas com colegas de trabalho;
  • Conflitos familiares;
  • Fim de relacionamentos;
  • Frustrações com expectativas pessoais;
  • Problemas ao lidar com cobranças sociais; etc.

Todas estas situações abalam o emocional do indivíduo, fazendo com que ele busque no vício uma pausa para a dor que está sentindo na alma. É por isso que é imprescindível o papel de psicólogos e psiquiatras neste processo de recuperação.

Depois do início do tratamento, caso você perceba que o usuário voltou a se mostrar descuidado com a sua aparência ou ainda tem um aspecto mais triste e melancólico do que nos últimos tempos, é melhor procurar ajuda no Guia Especializado em Clínicas de Recuperação.

3º Mudanças bruscas de humor

Outro ponto importante é a variação de humor de um dependente em tratamento. Ao recorrer à desintoxicação, é comum que o período inicial de abstinência seja o pior, pois o corpo e a mente estão acostumados com a sensação de alívio trazida pelas drogas.

Neste momento, é comum que a pessoa se mostre mais estressada e nervosa do que o normal. É por isso que médicos psiquiatras podem receitar medicamentos que reduzam estes sintomas.

Entretanto, se o indivíduo volta a usar algum tipo de substância química, é visível a variação brusca de humor. Em alguns momentos, ele aparecerá feliz, bem humorado e mais tranquilo do que o normal. Em outros, que não precisam ser tão espaçados dos de alegria, ele tende a ser mais agressivo e agitado.

Assim, não feche os olhos para estes sinais e procure ajuda imediata ao desconfiar de uma possível recaída.

O Guia Especializado em Clínicas de Recuperação irá ajudá-lo a encontrar o tratamento adequado para que seu ente querido possa se manter afastado do vício e volte a ter uma vida social.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.