Depressão x Dependência Química

19/04/2022

Depressão x Dependência Química

É importante entender que há uma relação entre a depressão e o uso de drogas. A depressão pode levar à dependência química e a dependência química também pode ajudar no surgimento de um quadro depressivo.

Mais de 35 milhões sofrem com dependência química por drogas e isso pode ser ocasionado por problemas depressivos ou gerar depressão.

Por isso é importante diagnosticar a causa e tratar as consequências, através de um tratamento especializado.

Sinais da depressão

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão no mundo, e essa doença ainda é vista com preconceito, o que faz com que as pessoas se sintam intimidadas a pedir ajuda.

O primeiro passo para tratar a depressão é reconhecer que tem a doença e procurar ajuda profissional.

Considerando a interligação entre o uso de drogas e a depressão, prestar atenção nos sintomas é importante e isso pode abrir espaço para apego em drogas e em outras substancias, ou até mesmo ser uma reação ao uso desses produtos.

Os principais sinais da doença são:

  • Melancolia, mau humor, irritabilidade, baixa autoestima, muito cansaço, ideias suicidas, ansiedade, enxaquecas, desânimo, tristeza sem causa aparente, dor de pescoço e nas costas, perda de interesse sexual, sonolência em excesso, queda do rendimento escolar ou na vida profissional, perda de interesse em atividades, crises de choro e uma constante sensação de vazio.

Relação entre a depressão e a dependência química

As pessoas que têm depressão são mais vulneráveis à dependência alcoólica ou ao consumo de drogas ilícitas. Muitas pessoas com depressão procuram nas drogas um alívio para os sentimentos que as incomodam.

O hábito de consumir drogas sem se importar com consequências também pode ser considerado uma característica da depressão, pois além do mal que faz para o organismo, também prejudica a vida pessoal, profissional e social.

Nas drogas, a pessoa encontra uma válvula de escape para o seu sofrimento, e isso representa um grande risco para a saúde.

As consequências mais preocupantes são a propensão à ideias suicidas, surtos psicóticos e outras complicações associadas aos efeitos do vício em drogas.

O vício em drogas pode ser considerado um gatilho para potencializar as crises depressivas, já que quando passa os efeitos das drogas no organismo, o usuário se sente triste e deprimido, e aí vai procurar nas drogas, um consolo.

Por isso, entender as causas que levam ao abuso de drogas é muito importante para o controle dessa questão e também para o tratamento.

O consumo de drogas gera grandes prejuízos à saúde, pois elas causam um efeito reverso e tornam as crises depressivas ainda mais fortes.

A satisfação imediata dura pouco, o que acaba exigindo doses mais fortes para fazer essa fuga da realidade durar mais tempo.

Assim, o usuário acaba vivendo a ilusão que consegue resolver seus problemas com o uso de drogas.

Algumas pessoas usam drogas porque sentem conforto e alívio. Mas esse comportamento acaba num círculo vicioso, porque depois da sensação de prazer vem a culpa e a tristeza, então o usuário volta a consumir em quantidade maior e mais frequente.

Por isso o tratamento com a terapia é tão importante, para tratar as causas do problema, e evitar que o dependente recorra às drogas sempre que se sentir triste.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.