Uma plataforma EXCLUSIVA para você encontrar as melhores clínicas de recuperação do BRASIL!
Dependência Química

Dependência química e insegurança: precisamos falar sobre

13 de maio de 2022
Dependência química e insegurança: precisamos falar sobre

A dependência química começa quando as drogas são utilizadas para suprir necessidades do organismo e também as necessidades emocionais.

A falta de orientação psicológica e amparo emocional podem levar à depressão e à vontade de fugir de problemas. Há muitas pessoas que não sabem lidar com suas emoções, frustrações no emprego ou na escola, decepções amorosas, busca pela aprovação dos pais e amigos ou um trauma ou choque psicológico podem levar pessoas a usar drogas.

Às vezes a pessoa busca alguém de confiança para desabafar, mas não encontra e sua insegurança e o medo de ser julgado faz com que ela guarde os problemas consigo e não fale sobre eles.

A falta de conhecimento pode levar à má interpretação das causas de sua angústia, levando-a a se manifestar através de raiva ou isolamento.

Por isso, na tentativa de aliviar o sentimento sem ter que lidar com ele diretamente se torna uma solução fácil para a pessoa.

A droga altera a percepção da realidade e o pensamento faz com que o usuário esqueça momentaneamente suas frustrações, problemas, responsabilidades e compromissos.

As drogas oferecem uma saída rápida e perigosa para as pessoas que não sabem lidar com seus sentimentos, e ainda, com o uso, elas não medem as consequências e podem agir de forma a agravar o problema.

A curiosidade é um alarme que pode ser sentido na adolescência sobre a sensação nova que as drogas causam.

Muitas vezes a pessoa não tem um motivo psicológico, mas pela curiosidade acaba entrando no mundo das drogas.

Seja por apenas querer conhecer, se divertir, experimentar e conhecer coisas novas, as pessoas acabam querendo experimentar drogas e não sabem lidar com a falta de limites, desconhecendo as consequências de suas experimentações.

Existem também fatores motivadores hereditários e biológicos, que possibilitam a pessoa usuária de drogas se tornar viciada.

Uma das características de predisposição biológica para a dependência química é o aumento da tolerância orgânica, ou seja, a capacidade cada vez maior da pessoa consumir a droga sem que ela surta o efeito no organismo.

Conforme a tolerância orgânica aumenta, há uma série de consequências:

  • Aumento da necessidade que o usuário tem de consumir a droga, para sentir o efeito esperado
  • Quando o efeito não é atingido mesmo com o consumo alto, o usuário passa a usar drogas de efeitos mais fortes.
  • Essas práticas ocasionam um ciclo vicioso, que acaba terminando em consequências graves, culminando em uma overdose, doenças, delírios ou até mesmo à morte.

Mais do que nunca, a educação, informação e conhecimento são ferramentas fundamentais para prevenir o uso de drogas.

Uma boa orientação acaba prevenindo que os jovens tenham curiosidade em experimentar as drogas, e evitando que se tornem viciados e dependentes químicos.

A mente de um dependente químico é tomada pelas amarras da sensação de prazer que as drogas proporcionam. Com isso, a perda de vínculos, irritabilidade, inquietação, ansiedade e depressão tomam a sua mente de maneira a gerar comportamentos que se não fosse a droga, não faria parte de sua vida.

Blog

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Não é nenhum segredo que se exercitar pode fazer maravilhas em sua saúde física e mental.

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Uma das maiores dúvidas de quem está buscando tratamento para si ou para algum familiar, é se o plano médico cobre ou não todo o tratamento, pois os valores cobrados nessas situações são extremamente altos.

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

O vício em álcool é uma doença incapacitante e debilitante que afeta tanto mentalmente quanto fisicamente os indivíduos que sofrem com isso.

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Iniciar uma conversa com alguém sobre seu vício em drogas nunca é fácil, mas é importante que venha de um lugar de acolhimento e compreensão.