Dependência química e insegurança: precisamos falar sobre

13/05/2022

Dependência química e insegurança: precisamos falar sobre

A dependência química começa quando as drogas são utilizadas para suprir necessidades do organismo e também as necessidades emocionais.

A falta de orientação psicológica e amparo emocional podem levar à depressão e à vontade de fugir de problemas. Há muitas pessoas que não sabem lidar com suas emoções, frustrações no emprego ou na escola, decepções amorosas, busca pela aprovação dos pais e amigos ou um trauma ou choque psicológico podem levar pessoas a usar drogas.

Às vezes a pessoa busca alguém de confiança para desabafar, mas não encontra e sua insegurança e o medo de ser julgado faz com que ela guarde os problemas consigo e não fale sobre eles.

A falta de conhecimento pode levar à má interpretação das causas de sua angústia, levando-a a se manifestar através de raiva ou isolamento.

Por isso, na tentativa de aliviar o sentimento sem ter que lidar com ele diretamente se torna uma solução fácil para a pessoa.

A droga altera a percepção da realidade e o pensamento faz com que o usuário esqueça momentaneamente suas frustrações, problemas, responsabilidades e compromissos.

As drogas oferecem uma saída rápida e perigosa para as pessoas que não sabem lidar com seus sentimentos, e ainda, com o uso, elas não medem as consequências e podem agir de forma a agravar o problema.

A curiosidade é um alarme que pode ser sentido na adolescência sobre a sensação nova que as drogas causam.

Muitas vezes a pessoa não tem um motivo psicológico, mas pela curiosidade acaba entrando no mundo das drogas.

Seja por apenas querer conhecer, se divertir, experimentar e conhecer coisas novas, as pessoas acabam querendo experimentar drogas e não sabem lidar com a falta de limites, desconhecendo as consequências de suas experimentações.

Existem também fatores motivadores hereditários e biológicos, que possibilitam a pessoa usuária de drogas se tornar viciada.

Uma das características de predisposição biológica para a dependência química é o aumento da tolerância orgânica, ou seja, a capacidade cada vez maior da pessoa consumir a droga sem que ela surta o efeito no organismo.

Conforme a tolerância orgânica aumenta, há uma série de consequências:

  • Aumento da necessidade que o usuário tem de consumir a droga, para sentir o efeito esperado
  • Quando o efeito não é atingido mesmo com o consumo alto, o usuário passa a usar drogas de efeitos mais fortes.
  • Essas práticas ocasionam um ciclo vicioso, que acaba terminando em consequências graves, culminando em uma overdose, doenças, delírios ou até mesmo à morte.

Mais do que nunca, a educação, informação e conhecimento são ferramentas fundamentais para prevenir o uso de drogas.

Uma boa orientação acaba prevenindo que os jovens tenham curiosidade em experimentar as drogas, e evitando que se tornem viciados e dependentes químicos.

A mente de um dependente químico é tomada pelas amarras da sensação de prazer que as drogas proporcionam. Com isso, a perda de vínculos, irritabilidade, inquietação, ansiedade e depressão tomam a sua mente de maneira a gerar comportamentos que se não fosse a droga, não faria parte de sua vida.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.