Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

24/05/2022

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Não é nenhum segredo que se exercitar pode fazer maravilhas em sua saúde física e mental. Isso não significa que você deva, necessariamente, esforçar-se demais na academia todos os dias, mas você deve reservar um tempo para pelo menos se alongar ou caminhar diariamente para fazer seu sangue fluir e ficar em contato com seu corpo.

Praticar exercícios leves diariamente pode nos ajudar a pensar com mais clareza, aumentar nossa autoestima, praticar melhor autocontrole, adicionar estrutura à nossa rotina diária e nos ajudar a formar conexões positivas.

Mais importante ainda, malhar regularmente pode diminuir os efeitos ou até prevenir certas condições de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Como o condicionamento físico pode ajudar na recuperação da dependência química

Os benefícios dos exercícios físicos são ainda maiores para as pessoas no processo de recuperação de vícios, que podem ter dificuldades com confiança e estrutura.

De fato, as evidências mostram que o exercício pode ser uma ferramenta poderosa e bem-sucedida a ser usada durante o processo de recuperação. Aqui estão algumas razões do porquê:

A atividade física pode servir como substituto para substâncias ilegais

Isso ocorre porque tanto o exercício quanto o uso de drogas podem estimular partes semelhantes do cérebro.

Desse modo, exercitar-se e usar substâncias pode ativar as vias de recompensa do cérebro e desencadear a liberação de serotonina, uma substância química que alivia o estresse e melhora o humor.

O condicionamento físico pode distrair os desejos ou torná-los menos poderosos

Se sua mente estiver focada em completar seu exercício, você não estará pensando em usar substâncias químicas.

O exercício pode ajudar com a abstinência

Muitas formas de exercício podem aliviar os sintomas de abstinência física. Esses sintomas às vezes são tão desconfortáveis ??que levam as pessoas à recaída.

Se os sintomas forem gerenciáveis, a recuperação é mais provável.

Práticas físicas ajudam a construir sua rede social

Academias, estúdios de ioga, pilates e aulas de ginástica servem como ambientes perfeitos para fazer amigos e conhecer pessoas com interesses semelhantes.

Ter uma nova rede pode ajudar aqueles em recuperação a evitar pessoas ou lugares que os lembrem de seu passado e de seu abuso de substâncias.

Devido ao sucesso comprovado do exercício durante a recuperação, muitos centros de tratamento de abuso de substâncias agora oferecem programas de condicionamento físico como parte de seus serviços de tratamento.

Exercício e condicionamento físico no tratamento de dependências

As instalações de reabilitação estão começando a misturar o condicionamento físico com seus métodos tradicionais de tratamento. Por exemplo, alguns programas combinam rotinas de exercícios com Tratamento Assistido por Medicação para ajudar os indivíduos a superar seu vício e desenvolver hábitos mais saudáveis.

Uma rotina regular de exercícios também pode ser combinada com um plano de nutrição, terapia de conversa e grupos de apoio.

Quase qualquer tipo de condicionamento físico pode ajudar na recuperação e sobriedade, pois praticar exercícios como cardio, caminhada, corrida, natação, boxe, corrida, dança, hidroginástica, ioga, levantamento de peso, abdominais, agachamentos e até jardinagem pode ser vantajoso durante o processo de recuperação.

Além disso, muitos grupos de recuperação agora têm clubes de exercícios que são administrados e ensinados por membros do grupo.

Os membros desses grupos também podem ir à academia juntos. Há muitas oportunidades para aqueles em recuperação trabalharem juntos para alcançar um objetivo comum.

 

Se você ou algum ente querido está precisando de tratamento para se livrar desse vício de forma eficiente e constante, as Clínicas de Recuperação podem ser uma opção muito satisfatória, afinal, trabalham com profissionais habilitados e que atuam em conjunto para que os pacientes sejam autônomos ao se livrar da dependência.

Clique e saiba mais sobre nosso serviço!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.