Para que serve uma clínica de reabilitação?

12/11/2019

Para que serve uma clínica de reabilitação?

A decisão de internar um dependente químico é um momento bastante difícil para todos os envolvidos. Contudo, quando os usuários ultrapassam limites e se colocam em sérias situações de risco, a internação é a melhor opção.

No entanto, na hora de procurar uma clínica de reabilitação, diversos fatores precisam ser analisados. A infraestrutura, os tratamentos e serviços oferecidos são importantes fatores a serem considerados.

Geralmente o que diferencia uma clínica da outra são os serviços prestados. No entanto, para que ocorra a eficácia no tratamento, é preciso considerar diferentes fatores. Independente do custo, a clínica que apresenta um valor de investimento menor pode apresentar um tratamento tão eficaz como uma empresa de alto custo.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é uma clínica de reabilitação e como funciona o tratamento da dependência química. Continue a leitura para entender!

 

Afinal, o que é uma clínica de reabilitação?

As clínicas de reabilitação têm como objetivo acolher e recuperar usuários de drogas, oferecendo-lhes um tratamento eficiente para combater a dependência química.

Através de modernas práticas médicas, terapêuticas e da atuação de uma equipe de profissionais altamente qualificados, as clínicas disponibilizam o melhor tratamento indicado para o caso de um indivíduo, fazendo com que ele possa voltar a viver de forma saudável e longe das drogas.

 

Como é a infraestrutura de uma clínica de reabilitação?

Depende da categoria da clínica de reabilitação. Mas, todas elas contam com um ambiente propício para que os seus pacientes se sintam confortáveis durante a sua passagem por lá.

Geralmente as clínicas têm com um local específico para uma possível intervenção médica, profissionais e médicos disponíveis 24 horas, equipamentos especiais como desfibriladores e muito mais.

Além disso, a infraestrutura de uma clínica de reabilitação é totalmente adequada para que todos os profissionais presentes consigam realizar o seu trabalho com eficiência.

Todavia, muitas clínicas estão em localizações mais afastadas para proporcionar privacidade às pessoas, algumas têm academia e até mesmo espaços para leitura e ao ar livre para que os pacientes possam relaxar e realizar atividades durante o tratamento.

 

Como funciona o tratamento da dependência química?

A internação é a forma mais tradicional de iniciar um tratamento. Seu objetivo é ajudar a desintoxicar o usuário. Depois dessa etapa, o tratamento continua de diferentes formas.

A escolha do tratamento é definida com base em diversos fatores como o tipo de droga usada, a intensidade do vício e a quantidade de drogas consumidas diariamente pelo indivíduo.

Os profissionais de uma clínica de recuperação que participam do tratamento são médicos de diversas especialidades, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas, nutricionistas, entre outros. Cada um tem uma participação específica no tratamento da dependência química.

É importante realizar consultas médicas e terapia periodicamente. Conversar com outras pessoas que passaram pela mesma situação e que venceram a luta contra as drogas é muito importante durante esse processo.

Na sequência, o paciente poderá aos poucos retomar sua vida em sociedade, sempre prosseguindo com o tratamento.

 

Viu a importância de procurar por uma clínica de reabilitação que conte com uma boa infraestrutura e uma equipe profissional qualificada? Para encontrar uma que supra as suas necessidades, consulte o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.