Toda bebida alcoólica vicia?

17/11/2020

Toda bebida alcoólica vicia?

A resposta para a pergunta do título é sim. Independente dos gostos pessoais por bebidas fermentadas ou destiladas ou do teor alcoólico de cada uma das substâncias, todas elas podem gerar dependência.

Na verdade, a pergunta correta não é qual bebida, mas qual a quantidade e a frequência de consumo que pode levá-la à dependência química.

Para entender isso melhor, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, caso a pessoa beba todos os dias, é importante que ela ingira até 30 gramas de álcool, o que na prática equivale a:

 

  • 3 chopps.
  • 1 dose de 40 ml de whisky e outras bebidas destiladas.
  • 1 lata de cerveja de 350 ml.
  • 1 cálice de vinho tinto.

 

Porém a entidade reforça que o ideal é beber no máximo duas ou três vezes por semana. E nada de compensar a quantidade que não foi ingerida nos outros dias, pois o fígado não funciona assim!

Este órgão consegue metabolizar apenas 10 gramas de álcool por hora, o que significa que um dia de “porre” sobrecarrega o seu trabalho e intensifica os efeitos alcoólicos.

Assim, não importa qual bebida você escolher, o importante é não exagerar!

 

5 dicas para não desenvolver alcoolismo

Além de não beber todos os dias e de respeitar a quantidade de bebida desejada, conheça agora algumas dicas para não deixar o álcool tomar conta da sua vida:

 

  • Não beba para esquecer: a bebida alcoólica deve ser consumida pelo prazer de estar com os amigos, para comemorar uma conquista, para assistir a um jogo, entre outros momentos agradáveis. Se ela se tornar um “alívio” para esquecer os problemas, fique alerta!
  • Não beba por necessidade: a dependência química se manifesta como uma necessidade incontrolável de consumir determinada substância. Fique de olho!
  • Beba, mas coma: Estar com o estômago cheio faz com que o álcool seja melhor absorvido, o que também garante que a ressaca do dia seguinte será mais leve!
  • Beba água (sem moderação): Intercalar água e bebida alcoólica ajuda o fígado.
  • Priorize quem você gosta: Não deixe que o álcool impacte o seu relacionamento com a família e os amigos. Se você perceber que o consumo está fazendo você se afastar dessas pessoas, procure ajuda!

 

Desde 2014, o Busca Clínica de Recuperação trabalha para facilitar o encontro de espaços de reabilitação, ajudando na luta contra a dependência de álcool e outras drogas. Conheça o nosso site!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.