Uma plataforma EXCLUSIVA para você encontrar as melhores clínicas de recuperação do BRASIL!
Alcoolismo

Reabilitação do álcool – o programa de 12 passos

13 de maio de 2022
Reabilitação do álcool – o programa de 12 passos

O que é o programa de 12 passos

O programa de doze passos é o termo usado para o procedimento de recuperação dos pacientes de vários vícios e compulsões, como dependência de álcool e drogas. A base principal para este sistema e estratégia de recuperação é compartilhar a experiência com os outros pacientes e reconhecer sua condição, a fim de tornar possível a terapia real.

Os 12 passos para o tratamento completo

O primeiro passo do programa refere-se a admitir a dependência do álcool e à aceitação do fato de que o paciente é impotente ao álcool, o que leva a mudanças significativas e indesejadas na vida. 

Depois de admitir o problema, os pacientes lidam com a admissão de que podem se recuperar da condição indesejada (segundo passo) e voltar a ter uma vida saudável, devido a um poder “maior que eles mesmos”. O terceiro passo do programa concentra-se neste “poder maior”, que está associado a Deus; os pacientes aceitam que Deus pode conduzir suas vidas e seu comportamento, guiando suas vontades na direção certa. 

Após os primeiros passos que admitem o problema e o poder de mudá-lo, o paciente é solicitado a fazer uma introspecção mais profunda de si mesmo, a fim de descobrir suas necessidades e expectativas em relação ao seu problema. Admitir seus erros para si mesmo, para Deus, para seus familiares e amigos representa o quarto passo que se segue e que é a base de um processo que aceita que os pacientes são capazes, como humanos, de cometer erros.  

Esse processo, expresso nos passos de 5 a 9, inclui pedir ajuda ao “poder maior” para remover as deficiências, mas também implica listar as pessoas que foram afetadas no passado pelos meios errados do paciente e pedindo-lhes compreensão e perdão. 

Fazer reparações diretas a parentes e conhecidos está representado no passo número 9 e é a base para a conduta posterior, pois acredita-se que os pacientes continuem observando seu eu interior e admitam prontamente seus erros. 

Os 2 últimos passos do programa Alcoólicos Anônimos referem-se a melhorar o contato que os pacientes estabeleceram com Deus e orar constantemente e pedir conhecimento para superar inteiramente sua condição. 

O passo 12 refere-se basicamente à realização de um despertar espiritual, como resultado dos passos de recuperação e aceitação e vontade de ensinar outros pacientes alcoolistas a descobrir e superar seu problema. O resultado final do programa de doze passos na reabilitação de álcool é compartilhar a experiência, crenças e meios de comportamento com os outros, a fim de evitar novos colapsos e viver uma vida saudável. 

Os tratamentos de desintoxicação do corpo inteiro são os remédios de remoção de toxinas mais procurados que ajudam as pessoas a reequilibrar seus corpos, alcançando uma condição de saúde muito boa. Muitos médicos estão recomendando aos seus pacientes que sigam um tratamento de desintoxicação do corpo inteiro para ficarem mais saudáveis ??e, claro, para facilitar os tratamentos de cura que devem tomar para se recuperar de diferentes doenças. 

Recomenda-se que uma dieta de limpeza geral seja feita de tempos em tempos, mesmo para pessoas que não parecem sofrer de doenças crônicas ou profundas, porque o efeito de uma desintoxicação completa do corpo pode impedir o desenvolvimento de muitas doenças e também aumenta a saúde do corpo. sistema imunológico.

Blog

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Não é nenhum segredo que se exercitar pode fazer maravilhas em sua saúde física e mental.

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Uma das maiores dúvidas de quem está buscando tratamento para si ou para algum familiar, é se o plano médico cobre ou não todo o tratamento, pois os valores cobrados nessas situações são extremamente altos.

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

O vício em álcool é uma doença incapacitante e debilitante que afeta tanto mentalmente quanto fisicamente os indivíduos que sofrem com isso.

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Iniciar uma conversa com alguém sobre seu vício em drogas nunca é fácil, mas é importante que venha de um lugar de acolhimento e compreensão.