Quanto tempo pode durar uma ressaca?

30/06/2021

Quanto tempo pode durar uma ressaca?

Uma dose a mais de bebida pode ser o suficiente para exceder o limite. Na verdade, a ressaca que costuma ser sentida após o consumo do álcool é uma maneira que o organismo encontra de alertar o indivíduo sobre os perigos do consumo dessa substância para o organismo.

A ressaca é caracterizada por diversos efeitos físicos que variam entre mal-estar, dor de cabeça, náuseas e até problemas de concentração.  Neste post, vamos explicar o que é a ressaca e quanto tempo ela pode durar. Veja agora!

 

Afinal, o que é a ressaca?

Da mesma forma que acontece com qualquer alimento ou bebida, o álcool é metabolizado e espalhado pela corrente sanguínea para todas as células do corpo. Quando se bebe demais, o organismo pode se sentir intoxicado e os sintomas do que popularmente se chama de ressaca indicam esta intoxicação.

Nesse sentido, o órgão que mais trabalha é o fígado, pois, ele precisa produzir enzimas para absorver o álcool, transformá-lo em gordura e depois fazer a sua secreção através da bile.

O que caracteriza a gravidade de uma ressaca?

Diversos fatores podem caracterizar a gravidade de uma ressaca assim como o seu aparecimento. Entre eles estão a quantidade de álcool que foi consumida, o tipo de bebida e o intervalo entre em uma dose ou outra.

Aliás, fatores psicológicos também têm grande influência nesta questão. Algumas pessoas têm uma tendência maior à dependência alcoólica por conta de uma predisposição genética e isso pode fazer com que elas tenham ressacas mais graves.

Entretanto, ainda não foi encontrada uma resposta definitiva entre a conexão desses fatores genéticos e psicossociais e a sua relação com a ressaca e os efeitos do álcool.

 

Quanto tempo dura uma ressaca?

A ressaca é um processo iniciado na eliminação do álcool do organismo.

Os seus efeitos geralmente duram 1 dia, podendo se estender por até 2 dias. Esse tempo é o necessário para que o excesso da substância seja metabolizado pelo corpo.

Com o passar do tempo, é importante observar se a frequência em relação ao consumo de álcool aumentou. Nem todos os que consomem bebida alcoólica são dependentes dela, mas, com o passar do tempo, correm este risco. E, se o problema existir, o quanto antes ele for tratado, melhor.

É comum que aqueles que sofrem com o alcoolismo precisem ser atendidos em uma clínica especializada para iniciar o tratamento de forma segura e com uma equipe competente.

Como curar a ressaca mais rápido

A ressaca é caracterizada por dores de cabeça, no estomago e no corpo, náuseas, vômitos, boca seca, irritação e um mal-estar geral devido a intoxicação do organismo pelo álcool.
O corpo está passando por tudo isso na tentativa de eliminar a bebida, e isso sobrecarrega o fígado, estomago e o intestino. Até que todo álcool seja excretado, há algumas horas de sofrimento pela frente.
Se você estiver enfrentando uma ressaca, a boa notícia é que os sintomas costumam passar sozinhos em algumas horas, dependendo da quantidade de bebida alcoólica que foi ingerida. Mas se a ressaca for bem forte, não há medicamento que amenize essa condição de imediato, pois o mal-estar só vai passar quando o corpo conseguir se livrar de todo álcool consumido. Seguem algumas dicas que vão ajudar seu organismo a sair dessa:

 - Tome muita água: intercalar uma dose de bebida com um copo de água é uma boa forma de prevenir o mal-estar da ressaca. Mas se você não fez isso, você pode tomar muita água para ajudar o organismo a eliminar o álcool, e pode complementar tomando água de coco, isotônicos e chás naturais que vão ajudar a repor os sais perdidos pela micção.

 - Não exagere no café: restrinja o consumo a apenas uma xicara pequena, para não desidratar mais.

 - Coma frutas e beba sucos naturais: as frutas tem boas doses de vitaminas, minerais e substancias antioxidantes que vão favorecer a desintoxicação do organismo e auxiliar na cura da ressaca. Além disso, o açúcar natural das frutas vai ajudar a repor os níveis de glicose do sangue. As frutas mais indicadas são melancia, melão, maçã e pera.

 - Acrescente mel no seu café da manhã: o mel vai fornecer a energia que seu corpo precisará para se recuperar. O mel é rico em frutose, e tem propriedades anti-inflamatórias que vão ajudar o organismo a se livrar do mal-estar.

 - Faça refeições leves: o fígado, estomago e intestino vão estar sobrecarregados pelo excesso de álcool, portanto evite o consumo de alimentos pesados para que esses órgãos se recuperem. Faça uma alimentação leve e com pouca gordura, comendo saladas, arroz, peito de frango ou uma boa sopa de legumes. Ovos são ricos em aminoácidos, e vão ajudar a diminuir os sintomas como o enjoo, mal-estar e a dor de cabeça. Evite comer na rua, pois muitas vezes um inocente lanche pode trazer mais uma intoxicação, a alimentar.

 - Cuidado com os medicamentos: um analgésico ou um anti-inflamatório podem ser uma boa para aliviar dor de cabeça mas é preciso ter cuidado com a automedicação. O Engov, muito usado por pessoas que beberam demais ou até que querem beber, contem mepiramina, que pode causar sonolência e reduzir suas capacidades motoras e seus reflexos. Esse também é um efeito do Dorflex, usado como relaxante muscular.
A aspirina e o Melhoral, costumam ser eficazes para dor de cabeça, mas podem irritar mais ainda o estomago, e se consumido em excesso, causar problemas maiores.
De qualquer forma é sempre importante ter orientação do medico ou do farmacêutico antes de tomar qualquer medicação. Alguns chás naturais como o de gengibre e hortelã ajudam a combater a náusea e o enjoo também.

 - Repouse: se possível, descanse, evite fazer esforço físico e tenha uma boa noite de sono, assim você irá se recuperar mais rapidamente, pois seu corpo está sofrendo pela intoxicação, você vai ficar irritado e o nível de atenção estará reduzido.

Para encontrar um lugar ideal, consulte o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação. Ao acessá-lo, você conhecerá todas as clínicas da sua região, o que certamente facilitará muito a sua escolha.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.