Por que sinto vontade de fumar cigarro quando bebo?

18/06/2020

Por que sinto vontade de fumar cigarro quando bebo?

Quem fuma já deve ter percebido que, ao começar a tomar uma cerveja no bar ou um drink em uma festa, logo surge a vontade de também dar um trago.

Saiba que isso não é coincidência: um estudo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, fez um experimento com ratos e entendeu por que isso acontece também com seres humanos. Continue lendo e descubra!

O álcool e a nicotina no organismo

Quando damos o primeiro gole, o álcool rapidamente vai dominando o organismo: em até uma hora ele entra totalmente na corrente sanguínea e também no cérebro, onde passa a ter um efeito depressor no sistema nervoso.

Por esta razão, ao beber, nos sentimos sonolentos e mais devagar, pois esta substância diminui o funcionamento da atividade cerebral. E é esse contexto que “avisa” ao corpo a necessidade de mais um cigarro.  

Isso acontece porque o tabaco age de forma contrária ao álcool, atuando como um estimulante. Assim, enquanto a bebida alcoólica desliga as luzes, o cigarro acende todas.

Seu principal componente, a nicotina, é classificado na Química como um alcaloide, um tipo de composto que tem grande solubilidade em álcool. Então, quanto mais álcool ingerido, menos nicotina vai para o cérebro.

Além disso, a bebida tem o efeito antidiurético, o que combinado, com a solubilidade, faz com que a nicotina seja excretada pelos rins e eliminada do corpo mais rápido. E esta é a origem da sensação de abstinência que traz a necessidade da tragada enquanto se bebe.

Como parar de fumar?

O cigarro desencadeia uma dependência química séria e deixá-la de lado não é uma tarefa fácil. Por isso, vale a pena dar uma olhada nas orientações de especialistas:

  • Com base na relação entre tabaco e álcool, a primeira recomendação dos médicos para quem quer parar de fumar é também parar de beber.
  • Diminua a quantidade de cigarros aos poucos: se usa 20 todos os dias, comece a utilizar 19 no primeiro dia, depois 18 e assim por diante. Desta forma, o corpo tem tempo para se acostumar com a redução dos níveis de nicotina e para lidar melhor com os sintomas da abstinência.
  • Tenha prazeres em sua rotina. O tabagismo fornece uma sensação de bem-estar para o fumante. A fim de diminuir a probabilidade de recaída, é importante conseguir obter esta sensação com outras atividades saudáveis. Jogar bola com os amigos, sair para caminhar e dançar são algumas possibilidades.
  • Abra o jogo com os amigos e familiares: conte para eles seus planos de parar de fumar e peça apoio.
  • Procure um centro de reabilitação, pois o tratamento da dependência é mais eficaz quando acompanhado por profissionais especialistas no assunto.

 

Conte com o Busca Clínicas de Recuperação para encontrar a melhor opção de clínicas e profissionais para auxiliar em seu tratamento.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.