Uma plataforma EXCLUSIVA para você encontrar as melhores clínicas de recuperação do BRASIL!
Alcoolismo

Pode beber álcool depois de tomar pílula do dia seguinte?

26 de maio de 2021
Pode beber álcool depois de tomar pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é utilizada por mulheres que fizeram sexo sem proteção e não desejam correr o risco de engravidar.

O álcool não atrapalha o efeito da pílula do dia seguinte. Porém, se a mulher vomitar devido a ingestão do álcool, aí sim a pílula deve ser consumida novamente.

 

O que é a pílula do dia seguinte

Trata-se de um método contraceptivo de emergência, utilizado para evitar uma possível gravidez geralmente em casos que há esquecimento do anticoncepcional, relação sexual sem preservativo ou que tenha tido falha dele, ou em caso de violência sexual.

Essa medicação pode fazer efeito após 72 horas da relação sexual desprotegida, embora tenha mais efeito se consumida em até 24 horas do ato. O índice de falha desse contraceptivo é de 1%.

Não existe um limite de vezes para utilizar a pílula do dia seguinte, mas é importante utilizar somente de forma emergencial e não como uma forma contraceptiva diária.

Não há provas que o consumo de álcool faça com que a pílula do dia seguinte perca a eficácia, mas com relação ao uso de antibióticos sim. A pílula pode fazer com que o efeito do outro medicamento aumente ou diminua e isso acontece porque esses medicamentos tem uso corriqueiro, em sua grande maioria.

Tomar a pílula do dia seguinte junto com álcool ou fumando, pode potencializar os níveis de estrogênio no organismo, aumentando o risco de AVC e trombose. Além disso, aumenta a possibilidade de ter náuseas, pois conforme já falamos acima, se a mulher vomitar, terá que consumir a pílula novamente.

 

Formas equivocadas de ingestão da pílula

Muitas pessoas acreditam que a pílula do dia seguinte tem a mesma função da pílula anticoncepcional e acabam ingerindo antes que a relação sexual aconteça. Usa-la antes da relação não é seguro, nem mais eficaz, devendo a pessoa se orientar com um medico ginecologista para usar um contraceptivo mais adequado.

Usar a pílula do dia seguinte junto com um anticoncepcional também não afetará na sua eficácia. Se a pessoa está tomando o anticoncepcional de forma correta, não é necessário fazer uso da pílula do dia seguinte, não tirando a importância do uso da camisinha para prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Outra forma que interfere na eficácia da pílula anticoncepcional é interromper a cartela antes do indicado. O organismo acaba se confundindo e fica sem controle do ciclo menstrual, diminuindo a proteção do medicamento no caso de relações sexuais. Prolongar o uso, emendando uma cartela na outra também não é indicado sem orientação medica. O ideal é sempre seguir as orientações do medico ginecologista, para que não haja somente uma gravidez não desejada, mas também evitar riscos a saúde.

 

Para os tipos que contem duas pílulas, uma deve ser tomada logo após o ato sexual, e a outra após 12 horas. Isso garante que os hormônios sejam efetivos na prevenção da gravidez. Não faça a ingestão das duas pílulas de uma vez, pois isso irá interferir na eficácia.

Blog

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Não é nenhum segredo que se exercitar pode fazer maravilhas em sua saúde física e mental.

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Uma das maiores dúvidas de quem está buscando tratamento para si ou para algum familiar, é se o plano médico cobre ou não todo o tratamento, pois os valores cobrados nessas situações são extremamente altos.

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

O vício em álcool é uma doença incapacitante e debilitante que afeta tanto mentalmente quanto fisicamente os indivíduos que sofrem com isso.

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Iniciar uma conversa com alguém sobre seu vício em drogas nunca é fácil, mas é importante que venha de um lugar de acolhimento e compreensão.