O que pode causar o consumo excessivo de vodca?

21/01/2021

O que pode causar o consumo excessivo de vodca?

A vodca é uma bebida alcoólica originária da Polônia, mas também popular na Rússia, sendo conhecida como a "água da vida" por sua aparência incolor.

Porém uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostra exatamente o contrário: tendo acompanhado 150 mil pessoas durante uma década, concluiu-se que a cada 4 mortes na Rússia, uma é causada direta ou indiretamente pelo consumo excessivo desta bebida.

Entenda agora como a vodca atua em nosso corpo e quais podem ser as consequências do seu consumo!

A vodca no organismo

Quando bebemos vodca, o álcool é rapidamente absorvido pelo organismo. É por isso que aqueles que bebem socialmente percebem a sensação de embriaguez em pouco tempo.

Internamente, o nosso corpo identifica o álcool como uma substância estranha, tóxica e que deve ser eliminada. Para isso, a bebida é enviada para o fígado, responsável por metabolizá-la, facilitando sua excreção.

Este órgão possui a capacidade de trabalhar com apenas 10 gramas de álcool por hora. Isso quer dizer que, na pessoa que bebe excessivamente, a vodca circula por mais tempo na corrente sanguínea enquanto espera a sua vez de ser metabolizada. Esse "passeio" traz males para os órgãos e tecidos do corpo.

Outro problema é que, quanto mais uma pessoa bebe, mais acostumado fica o corpo aos efeitos do álcool, o que faz com que ela tenha que ingerir ainda mais para se sentir saciada. Então podemos imaginar a intoxicação que isso causa no fígado e em outras partes do corpo.

Consequências mais comuns do excesso de vodca

• Problemas no fígado

Essa sobrecarga de álcool a ser metabolizado faz com que o fígado gradualmente ganhe gordura e fique inflamado, facilitando o desenvolvimento de doenças como:

• Insuficiência hepática;
  • Hepatite alcoólica;
  • Doença hepática gordurosa;
  • Cirrose;

• Problemas cardiovasculares

A circulação excessiva e frequente de álcool pela corrente sanguínea prejudica os vasos sanguíneos e artérias, o que pode desencadear ou agravar problemas como:

• Hipertensão;
  • Arritmia;
  • Infarto do miocárdio;
  • AVC (acidente vascular cerebral).

• Problemas imunológicos

O consumo de álcool enfraquece a imunidade do indivíduo, fazendo com que ele esteja mais propenso a contrair infecções, a desenvolver problemas crônicos ou piorar a situação de doenças pré-existentes.

• Problemas neurológicos

Quando bebemos, o álcool rapidamente chega ao cérebro, causando sonolência. Isso faz com que a pessoa perca a noção de perigo, o que facilita a ocorrência de acidentes.

Ao longo do tempo, o vício também impacta a capacidade de raciocínio, afeta a coordenação motora e o equilíbrio do indivíduo. Ele também é um dos fatores que pode levar à demência.

As ferramentas do Busca Clínica de Recuperação podem ajudá-lo a encontrar o espaço ideal para começar o tratamento contra alcoolismo. Visite o nosso site!