Existe uma quantidade saudável para o consumo de cerveja?

01/12/2020

Existe uma quantidade saudável para o consumo de cerveja?

O Brasil é o terceiro país no continente americano com mais mortes decorrentes do uso abusivo de álcool. A facilidade de compra e a disponibilidade de bebidas contribui ainda mais para o crescimento deste número alarmante.

Além de a dependência química desencadear conflitos na relação familiar e aumentar as chances de acidentes, ela é um fator importante para o desenvolvimento de determinadas doenças, como a cirrose, a que mais mata entre os alcoólatras.

Por isso é necessário de estar sempre atento à quantidade de consumo de cerveja e de outras bebidas alcóolicas. Conheça agora algumas dicas de como beber com moderação.

 

Como beber socialmente?

Na comunidade médica, não há um consenso sobre a existência de uma quantidade exata que ser usada como referência para beber socialmente. Porém há estudos que recomendam que as pessoas bebam até 14 unidades de álcool por semana, o que corresponde a aproximadamente 112 gramas ou 140 mililitros.

Isso quer dizer que se está autorizado a beber um copo pequeno de chopp, uma taça de vinho ou uma dose de whisky, por exemplo, por dia, acompanhando uma refeição ou um bate-papo com um amigo.

Jamais consuma todo o volume semanal permitido em apenas um dia, pois isso pode trazer complicações para a saúde. Divida as 14 unidades em 3 ou mais dias.

Vale notar que comorbidades como obesidade e doenças crônicas (hipertensão e diabetes, por exemplo) são influenciadas pelo consumo do álcool. Por isso, vale a pena conversar com o seu médico sobre a quantidade recomendada para o seu caso.

E em hipótese alguma é permitido o consumo dessa substância por menores de 18 anos e mulheres gestantes. 

 

Posso tomar cerveja todos os dias?

Segundo o médico Ben-Hur Ferraz Neto, professor livre-docente da USP, o beber socialmente tem mais a ver com a quantidade do que com a frequência de consumo. Assim, você pode sair para beber um chopp no happy hour com os colegas de trabalho de segunda a sexta e não ser alcoólatra, desde que consuma até 14 unidades por semana.

Por outro lado, há estudos que indicam que a melhor opção para a saúde é simplesmente não beber. Entre 1990 e 2016, a Universidade de Washington acompanhou a ingestão alcóolica de 100 mil pessoas em 195 países e concluiu que:

 

  • Quem bebia uma dose por dia aumentava em 0,5% o risco de ter problemas de saúde;
  • Quem bebia duas doses por dia aumentava em 7% essa tendência;
  • Quem bebia mais de duas doses diárias contribuía em 35% para o aumento dos problemas!

 

Além da já citada cirrose, o álcool também está por trás do AVC (Acidente Vascular Cerebral), do infarto e do câncer. Sem contar os riscos de acidentes de trânsito e de comportamentos agressivos, sendo o exemplo maior a violência doméstica.

Se você está sofrendo com essa situação ou convive com alguém que quer se ver livre do alcoolismo, procure a ajuda de profissionais especializados no tratamento desse vício.

 

O site Busca Clínicas de Recuperação está aqui para ajudá-lo. Use nossa ferramenta de pesquisa para encontrar uma clínica de reabilitação adequada às suas necessidades!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.