Erasmo Carlos foi alcoólatra? Como superou o vício?

02/02/2022

Erasmo Carlos foi alcoólatra? Como superou o vício?

Erasmo Carlos contou em entrevistas que conseguiu se livrar do vício em álcool sozinho, e que esse vício o levou para o fundo do poço.

Quando decidiu abandonar o vício, ele recebeu todo o apoio da família e disse que tinha muita força de vontade, junto com a família dando exemplos de vida.

O cantor disse que não deixou completamente de beber, consumindo um copo de uísque antes dos shows e algumas taças de vinho de vez em quando.

Ele também não esconde que usou drogas durante a carreira, mas entre todos os vícios o pior foi o da bebida. Às 9 hs da manhã já estava bebendo vodca, uísque, cachaça, qualquer coisa com álcool.

 

Por que uma pessoa se torna alcoólatra

Como Erasmo Carlos, o dependente alcoólico chega a um nível que não se trata apenas de gostar pouco ou muito da bebida mas ele não consegue ficar sem. Essa é a grande diferença entre quem gosta de beber com quem é um alcoólatra.

Não existe uma causa específica pela qual uma pessoa se torna alcoólatra, mas sim uma combinação de fatores.

Entre esses fatores pode-se contar os efeitos que a bebida causa fisicamente na pessoa, e como o álcool deprime o sistema nervoso central, deixando a pessoa mais relaxada, fazendo com que o organismo sinta falta do álcool e a pessoa volte a beber para voltar a ter prazer. Aí já é um fator de natureza biológica.

Pessoas com tendência à ansiedade, insegurança, medo ou angústia podem buscar alívios por meio da bebida também.

Hábitos familiares, cultura da sociedade, oferta de bebidas, informação, propaganda também podem contribuir para o consumo desenfreado do álcool.

Nas clínicas de recuperação para alcoólatras é feito um diagnóstico pelos profissionais responsáveis para entender qual a motivação de cada paciente e assim recomendar o melhor tratamento.

Existem alguns sinais que demonstram quando a pessoa está evoluindo para a dependência:

 - Aumento da quantidade de bebida e da frequência de beber (vários dias por semana ou uma vez por dia)

 - dificuldade de controlar o consumo da bebida, não consegue estabelecer limites para parar de beber

 - abandono de outros interesses em favor do uso da bebida

 - aumento da tolerância ao álcool

 - persistência no uso do álcool, mesmo vendo e sabendo que está fazendo mal para a sua saúde.

Quem se torna dependente já não consome mais o álcool porque é gostoso, mas porque na falta de uma bebida ele sente um grande desprazer.

Para evitar essa sensação de ansiedade causada pela falta do álcool, ela consome ainda mais. Já não é um ato espontâneo, mas sim um ato para se livrar dos sintomas de abstinência.

O alcoolismo é o resultado de uma combinação desses fatores. Ainda há pessoas que têm problemas com o álcool e não têm nenhum desses fatores de risco, e por isso ainda o tema é tão complexo.

Consumir bebidas alcoólicas em excesso afeta a pessoa que bebe e também as pessoas ao seu redor. Isso não quer dizer que a solução seria banir a bebida alcoólica do mundo, pois não há solução perfeita, mas o importante é adequar estratégias à realidade de cada um.

This image was originally posted to Flickr by Mumu Silva Fotografia at https://flickr.com/photos/72756279@N07/26045053025

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.