Uma plataforma EXCLUSIVA para você encontrar as melhores clínicas de recuperação do BRASIL!
Alcoolismo

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

18 de maio de 2022
Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

O vício em álcool é uma doença incapacitante e debilitante que afeta tanto mentalmente quanto fisicamente os indivíduos que sofrem com isso. A dependência do álcool, além de ter uma infinidade de outros efeitos negativos, também aumenta o risco de desenvolver cirrose hepática.  

O fígado, o maior órgão do corpo, é essencial para a saúde e as funções corporais adequadas. Ele remove e neutraliza venenos encontrados no sangue, produz agentes imunológicos para ajudar a controlar infecções e mantém o sangue livre de germes e bactérias. Além disso, o fígado também produz proteínas que regulam a coagulação do sangue e produzem bile para ajudar a absorver tanto os volumes lipossolúveis quanto as gorduras adicionais. 

 

O que é a cirrose?

A cirrose é o acúmulo de tecido cicatricial no lugar do tecido saudável normal, fazendo com que o fluxo de sangue através do órgão diminua ou pare e prejudique a função geral do fígado. A cirrose é a décima segunda principal causa de morte por doença nos Estados Unidos e mata aproximadamente 26.000 pessoas todos os anos. 

A cirrose é muitas vezes sinônimo de alcoolismo crônico, e o vício em álcool é uma das principais causas dessa doença, que normalmente se desenvolve após uma década ou mais de consumo excessivo de álcool. A quantidade varia de pessoa para pessoa, mas foi demonstrado que o álcool prejudica o fígado, bloqueando seu metabolismo normal. 

 

Sintomas da cirrose

A cirrose afeta o corpo de várias maneiras, incluindo edema e ascite, que ocorrem quando o fígado perde a capacidade de produzir a proteína albumina. Como resultado, a água se acumula tanto nas pernas (edema) quanto no abdômen. (ascite)

Contusões e sangramentos também podem ocorrer como resultado da incapacidade do fígado de continuar a produção regular das proteínas necessárias para a coagulação do sangue. A icterícia também é um efeito colateral comum e ocorre quando o fígado não é capaz de absorver bilirrubina suficiente. Outro efeito colateral mais grave da cirrose provocada pelo vício do álcool é a presença de toxinas no sangue ou no cérebro, já que um fígado danificado é incapaz de remover essas substâncias. As toxinas podem entorpecer o funcionamento mental e causar mudanças pronunciadas de personalidade, levando ao coma e até à morte. 

 

Tratamento para dependência do álcool

A dependência de álcool é um problema sério, mas felizmente também altamente tratável com terapia adequada e com a assistência de profissionais dedicados e treinados em um ambiente de reabilitação de drogas e álcool. Embora a cirrose tenha muitas causas, não se pode ignorar que a causa primária desta doença está em correlação direta com o alcoolismo. Tratar o vício em álcool, vai mais do que apenas ajudar o viciado a controlar seu problema atual; também, se feito corretamente, pode ajudar na prevenção de futuros problemas, condições e doenças.

Blog

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Não é nenhum segredo que se exercitar pode fazer maravilhas em sua saúde física e mental.

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Uma das maiores dúvidas de quem está buscando tratamento para si ou para algum familiar, é se o plano médico cobre ou não todo o tratamento, pois os valores cobrados nessas situações são extremamente altos.

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

O vício em álcool é uma doença incapacitante e debilitante que afeta tanto mentalmente quanto fisicamente os indivíduos que sofrem com isso.

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Iniciar uma conversa com alguém sobre seu vício em drogas nunca é fácil, mas é importante que venha de um lugar de acolhimento e compreensão.