Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

18/05/2022

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

O vício em álcool é uma doença incapacitante e debilitante que afeta tanto mentalmente quanto fisicamente os indivíduos que sofrem com isso. A dependência do álcool, além de ter uma infinidade de outros efeitos negativos, também aumenta o risco de desenvolver cirrose hepática.

O fígado, o maior órgão do corpo, é essencial para a saúde e as funções corporais adequadas. Ele remove e neutraliza venenos encontrados no sangue, produz agentes imunológicos para ajudar a controlar infecções e mantém o sangue livre de germes e bactérias. Além disso, o fígado também produz proteínas que regulam a coagulação do sangue e produzem bile para ajudar a absorver tanto os volumes lipossolúveis quanto as gorduras adicionais.

O que é a cirrose?

A cirrose é o acúmulo de tecido cicatricial no lugar do tecido saudável normal, fazendo com que o fluxo de sangue através do órgão diminua ou pare e prejudique a função geral do fígado. A cirrose é a décima segunda principal causa de morte por doença nos Estados Unidos e mata aproximadamente 26.000 pessoas todos os anos.

A cirrose é muitas vezes sinônimo de alcoolismo crônico, e o vício em álcool é uma das principais causas dessa doença, que normalmente se desenvolve após uma década ou mais de consumo excessivo de álcool. A quantidade varia de pessoa para pessoa, mas foi demonstrado que o álcool prejudica o fígado, bloqueando seu metabolismo normal.

Sintomas da cirrose

A cirrose afeta o corpo de várias maneiras, incluindo edema e ascite, que ocorrem quando o fígado perde a capacidade de produzir a proteína albumina. Como resultado, a água se acumula tanto nas pernas (edema) quanto no abdômen. (ascite)

Contusões e sangramentos também podem ocorrer como resultado da incapacidade do fígado de continuar a produção regular das proteínas necessárias para a coagulação do sangue. A icterícia também é um efeito colateral comum e ocorre quando o fígado não é capaz de absorver bilirrubina suficiente. Outro efeito colateral mais grave da cirrose provocada pelo vício do álcool é a presença de toxinas no sangue ou no cérebro, já que um fígado danificado é incapaz de remover essas substâncias. As toxinas podem entorpecer o funcionamento mental e causar mudanças pronunciadas de personalidade, levando ao coma e até à morte.

Tratamento para dependência do álcool

A dependência de álcool é um problema sério, mas felizmente também altamente tratável com terapia adequada e com a assistência de profissionais dedicados e treinados em um ambiente de reabilitação de drogas e álcool. Embora a cirrose tenha muitas causas, não se pode ignorar que a causa primária desta doença está em correlação direta com o alcoolismo. Tratar o vício em álcool, vai mais do que apenas ajudar o viciado a controlar seu problema atual; também, se feito corretamente, pode ajudar na prevenção de futuros problemas, condições e doenças.