Como fazer uma pessoa parar de beber pinga?

26/04/2021

Como fazer uma pessoa parar de beber pinga?

O alcoolismo é uma doença que atinge uma parcela significativa da população. Segundo dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde, 3,3 milhões de pessoas morrem anualmente devido às consequências do uso de álcool.

Ao redor do mundo, estima-se que 237 milhões de homens e 46 milhões de mulheres sofram com os problemas relacionados ao consumo excessivo dessa substância.

Diante das estatísticas, é preciso tomar providências para reduzir os impactos causados pelo vício. Mas o que podemos fazer para ajudar alguém a se livrar do álcool? Confira a seguir, algumas dicas para ajudar uma pessoa a parar de beber pinga!

 

6 dicas para auxiliar alguém a largar a pinga

 

  1. Informe-se

Busque informações sobre o que é alcoolismo, quais são os sintomas e as dificuldades que a pessoa que sofre com esse problema enfrenta, como é feito o tratamento, entre outras coisas. Isso irá te ajudar a estar mais embasado no momento de conversar com o dependente.

 

  1. Tenha sensibilidade

É muito comum que as famílias apontem as falhas do alcoolista e as consequências do consumo de bebida alcoólica, porém é necessário celebrar os esforços e as conquistas que a pessoa alcançou, sendo fundamental também apontar os pontos positivos de quem está tentando melhorar.

 

  1. Promova atividades prazerosas em conjunto

Podem ser atividades físicas e de lazer, com o objetivo de gerar divertimento e prazer sem a presença do álcool. Isso ajuda a pessoa a compreender que é possível se divertir sem necessariamente precisar usar drogas para isso.

 

  1. Dificulte o acesso ao álcool

Retire todas as bebidas alcoólicas de casa, não promova festas com álcool e procure evitar levar a pessoa a lugares onde haja outros indivíduos bebendo. É importante ressaltar que estamos diante de uma doença. Por isso, não faça coisas como testar se o alcoolista quer realmente parar de beber.

 

  1. Não faça ameaças

Não ameace internar, abandonar, expulsar de casa ou desistir da pessoa. Fale apenas o que você realmente vai cumprir e evite fazer isso no momento em que o indivíduo está embriagado, pois não surtirá efeito.

 

  1. Estimule a pessoa a procurar ajuda profissional

Ofereça-se para buscar por bons profissionais ou clínicas. Você também pode acompanhar seu ente querido, caso ele queira companhia para conhecer opções de clínicas. Se houver uma recaída, entenda que faz parte do tratamento e ajude a pessoa a se recuperar sem julgamentos.

 

No processo de reabilitação do alcoolista, é fundamental o acompanhamento de um profissional e a busca por clínicas especializadas que possam ajudar no tratamento do dependente. O Busca Clínicas de Recuperação será o seu grande aliado nessa procura. Acesse o nosso site e encontre a clínica mais perto de você!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.