Como controlar o alcoolismo na quarentena?

11/06/2020

Como controlar o alcoolismo na quarentena?

No meio da quarentena, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e de casos de violência doméstica no mundo. Mesmo com bares e restaurantes fechados, as pessoas estão comprando nos supermercados e através dos serviços de delivery. Nos Estados Unidos, por exemplo, este as entregas aumentaram cerca de 387%.  

Estes dados ajudam a pensar sobre os gatilhos que levam as pessoas a desenvolverem a dependência química e o que pode ser feito para controlá-la durante o período de quarentena.

Por que as pessoas estão bebendo mais durante a pandemia?

A Covid-19 mudou o mundo de um dia para o outro, fazendo com que milhares de pessoas também tivessem que se adaptar a este novo contexto, principalmente no que diz respeito ao isolamento social.

Neste sentido, os encontros não estão acontecendo: muitos tiveram que se afastar de seus familiares. Os abraços estão proibidos e a paciência para conviver 24 horas com as mesmas pessoas em casa está sendo testada

Há também os que perderam o emprego neste período e estão passando por problemas financeiros. Sem contar aqueles que, por conta de seu trabalho essencial, não podem ficar em casa e lidam com o medo de se contaminar ou transmitir a doença para os familiares.

A incerteza de lidar com uma doença que ainda não tem vacina, somada à dúvida sobre quando a pandemia terminará podem causar muito estresse, favorecendo o aparecimento de quadros de ansiedade e depressão, entre outros.

Por tudo isso, não é de se estranhar que muitas pessoas recorram ao uso de substâncias químicas como uma forma de tentar lidar ou esquecer por um instante o que está acontecendo.

Como controlar o alcoolismo?

Primeiramente, é importante que a pessoa compreenda o porquê de estar bebendo mais do que o de costume, seja na quantidade ou na frequência.

Ao identificar as razões, ela deve procurar ajuda especializada para lidar com a situação. Durante a quarentena há diversos serviços de apoio psicológico oferecidos por instituições tradicionais e coletivos de terapeutas.

Mas é compreensível que seja difícil se livrar desta dependência, ainda mais em um momento de isolamento. Nesse sentido, as clínicas de recuperação são interessantes, pois oferecem aos pacientes a possibilidade de sair do contexto que os leva a beber para estar em um lugar seguro e cercado de profissionais especializados que seguem as orientações sanitárias.

 

Optando pela internação, tanto o dependente quanto sua família podem contar com o Busca Clínicas de Recuperação. Temos cadastrados centros de reabilitação de todo o país e filtros que o ajudarão a achar o que você procura. Visite agora mesmo a nossa página!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.