Coma alcoólico em jovens e onde procurar tratamento?

14/12/2021

Coma alcoólico em jovens e onde procurar tratamento?

Um coma alcoólico ocorre quando o individuo fica inconsciente devido aos efeitos do excesso do álcool no organismo, o que acontece quando a pessoa consome álcool de forma excessiva e descontrolada.

Nesses casos, ultrapassa a capacidade do fígado de metabolizar o álcool, levando a intoxicação do cérebro e de diversos órgãos do corpo.

Os sintomas começam a aparecer quando existe mais que 3 gramas de álcool por litro de sangue, o que leva a diminuição da consciência, confusão da mente, e nos casos mais graves, dificuldade respiratória e dos batimentos cardíacos, o que pode colocar a vida da pessoa em risco.

O cérebro é o primeiro a sentir os efeitos da intoxicação. Ele precisa de muita glicose para trabalhar, e é um dos primeiros afetados pela falta da substância.

Não há um limite padrão do corpo quando se trata de ingestão de álcool. Depende do tamanho do corpo, do fígado da pessoa, a concentração da bebida, se foi ingerida em jejum, se a pessoa bebeu rápido demais... e também da saúde da pessoa que está consumindo o álcool.

Em média, um homem adulto saudável precisa de uma hora para metabolizar uma dose de álcool. No caso das mulheres, elas precisam do dobro do tempo.

 

Sinais e Sintomas

Alguns sinais que podem indicar que a pessoa pode entrar ou está entrando em coma alcoólico são:

  • Sono excessivo
  • Desmaio ou perda de consciência
  • Dificuldade em articular palavras ou frases
  • Incapacidade de se concentrar
  • Perda de sensibilidade e reflexos
  • Dificuldade de se manter em pé / não consegue andar
  • Convulsão
  • Respiração irregular e lenta
  • Hipotermia

 

O comportamento de uma pessoa que está consumindo álcool em excesso pode ser de início bem desinibido, mas com o consumo exagerado, acaba tendo efeito contrário e a pessoa acaba ficando depressiva, pois seu sistema nervoso fica sobrecarregado.

A pessoa também fica com dificuldade de respirar, a pressão arterial cai, e o organismo começa a entrar em estado de resfriamento, o que pode levar ao coma e a morte, caso o tratamento não seja feito de forma adequada.

 

Onde procurar tratamento

Se detectar sinais que indiquem o como alcoólico, é importante chamar o SAMU ou uma ambulância o mais rápido possível, para evitar que a situação se agrave, pois o coma alcoólico pode causar a morte ou sequelas neurológicas.

O tratamento pela equipe médica é feito com soro diretamente na veia para hidratação, para ajudar a acelerar a eliminação do álcool e recuperação, além da glicose intravenosa, reposição de vitamina B1 e regularização dos níveis de eletrólitos, se estiverem alterados.

Se necessário, o médico pode indicar a aplicação de medicamentos anticonvulsivantes, de acordo com o sintoma do paciente. É necessário a partir daí, monitorar continuamente os dados vitais da pessoa, pois se houver piora do quadro, pode ocorrer uma parada respiratória ou cardíaca.

Caso a pessoa esteja ingerindo álcool de forma descontrolada a algum tempo, e de sinais de que é alcoólatra, procure ajuda em alguma clínica de recuperação. No site Busca Clínicas de Recuperação você encontra várias opções de clínicas, com fotos, valores e meios de contato.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.