Alcoolismo: tempo de tratamento e quando procurar ajuda

05/11/2021

Alcoolismo: tempo de tratamento e quando procurar ajuda

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), os brasileiros, de 2006 a 2016, conseguiram aumentar o seu consumo de bebidas alcoólicas em 42%.

O alcoolismo é considerado um problema de saúde pública mundialmente porque, conforme o indivíduo prossegue no consumo dessa substância, seu organismo acaba por tolerá-la e, com o passar do tempo, ele sentirá a necessidade de consumi-la cada vez.

A pessoa pode ser caracterizada dependente a partir do momento em que não consegue parar de ingerir bebidas alcoólicas quando quer, apresentando sintomas como a abstinência, tremores, fadiga, ansiedade, depressão e dores de cabeça.

Este artigo irá apresentar os sinais que evidenciam que o indivíduo precisa buscar ajuda. Confira!

Quanto tempo dura o tratamento do alcoolismo?

O tratamento do alcoolismo acontece em fases. Primeiramente o indivíduo que sofre com o problema precisa se conscientizar do uso abusivo da substância. Depois, ele deve buscar ajuda para conseguir controlar o vício e amenizar seus efeitos.

A luta contra a doença consiste em uma batalha constante contra os próprios impulsos. Por isso, o apoio da família e a ajuda médica são fundamentais.

O tempo de tratamento de cada paciente leva em conta diversos fatores e depende muito de como o indivíduo irá reagir ao processo de desintoxicação e reabilitação. Por isso, não existe um prazo definido para que a internação dure, mas o mais comum é que se estenda por um período de, no máximo, 90 dias.

Quando procurar ajuda?

O consumo de álcool em quantidades excessivas pode ocasionar diversos problemas de saúde. O alcoolismo é um dos principais causadores de doenças no fígado, cardiovasculares e AVCs, contribuindo ativamente para o aumento das estatísticas de morte.

Existem alguns indicadores que evidenciam a necessidade de buscar tratamento para o vício. Caso as respostas sejam “sim” para qualquer uma das perguntas a seguir, procure ajuda imediatamente:

• As pessoas questionam a sua forma de beber e o modo como você se comporta depois?
  • Você já precisou ser internado após consumir álcool em quantidades excessivas?
  • Seu comportamento muda muito quando bebe?
  • Você já precisou se ausentar ou pedir afastamento das suas atividades laborais devido ao consumo de álcool?
  • Alguém já decidiu se afastar de você por causa do seu consumo de álcool?
  • Já tentou ficar sem beber por alguns dias e não conseguiu?

É importante ficar atento a essas questões. Se alguém ou você mesmo apresenta algum dos comportamentos acima, é importante procurar ajuda especializada para iniciar o tratamento o quanto antes.

O Busca Clínicas de Recuperação é um site onde você pode encontrar diversas clínicas especializadas com profissionais qualificados e uma estrutura excelente para melhor lhe atender. Acesse já o nosso site e encontre a clínica mais próxima de você!