Alcoolismo na terceira idade: como auxiliar no melhor tratamento?

09/12/2020

Alcoolismo na terceira idade: como auxiliar no melhor tratamento?

O alcoolismo é um problema comum na terceira idade, principalmente entre os homens. Em 2018, uma pesquisa feita pelo Datafolha indicou que 9% dos idosos brasileiros consomem bebidas alcoólicas diariamente e em quantidades maiores do que as recomendadas.

Alguns convivem com essa dependência há muito tempo. Outros começaram a fazer o uso abusivo justamente nessa fase da vida. Quais são as causas e como oferecer o melhor tratamento a essas pessoas? Confira agora!

 

Gatilhos para o alcoolismo na terceira idade

Apesar de ser chamada de “melhor idade”, a velhice traz mudanças e desafios que podem abalar o psicológico de uma pessoa. Se ela passou a maior parte da vida trabalhando, com uma rotina agitada, agora tudo é mais calmo e pode surgir a sensação de “não ter nada para fazer” ou de “não ter utilidade”.

Naturalmente, o avançar da idade também faz com que o corpo tenha mais limitações e é geralmente o momento em que diversos problemas de saúde aparecem. Ou seja, é a fase em que se possui tempo para fazer o que quiser, mas não com a vitalidade de antes.

Outro fator preponderante é a solidão: os filhos já saíram de casa, não raro o idoso tem que enfrentar a morte de companheiros, irmãos, vizinhos e amigos da vida toda.

Tudo isso contribui para que ele se sinta isolado, distante e procure na bebida alcoólica um consolo, uma forma de matar o tempo e esquecer temporariamente esses problemas.

 

Como ajudar em 3 etapas?

  1. Demonstre apoio

    É importante que o idoso saiba que é amado e que conta com o apoio de sua família para se livrar do vício. Quando ele estiver sóbrio, mostre que você está preocupado com o uso excessivo de álcool e com as consequências que essa substância traz para a saúde física e psicológica.
  2. Incentive a criação de uma rotina de atividades prazerosas

    Um antigo provérbio popular já dizia que a mente vazia é espaço para más ideias: por isso é importante estimular o idoso a criar uma nova rotina para si, fazendo com que ele tenha objetivos, metas e veja sentido em sua vida.
    Vale lembrar que hoje há uma série de atividades voltadas para este perfil de público, mostrando que é possível ter qualidade de vida e desempenhar ações prazerosas depois dos 60 anos. Além disso, ele poderá nessas oportunidades conhecer outros idosos e criar um novo círculo de amizades.
  3. Procure ajuda especializada

    Lidar com vícios é algo complexo, ainda mais quando se trata de uma pessoa próxima que amamos. Como a luta contra a dependência química demanda esforços de diferentes lados, recomenda-se procurar profissionais que entendam do assunto e, se possível, uma clínica de recuperação.
    A grande vantagem desse tipo de espaço é reunir infraestrutura e equipe multidisciplinar (como médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas, nutricionistas e monitores) que proporcionam atenção total ao paciente 24 horas por dia.

 

Através do site Busca Clínicas de Recuperação e no site Guia do Idoso é possível encontrar espaços que oferecem um olhar especial para alcoólatras na terceira idade, com cuidados e atividades voltadas para este grupo. Conte com a nossa ferramenta!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.